Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dário pede ação urgente para suinocultores de Santa Catarina

Senador fez cobrança em sessão no Senado, lembrando as dificuldades que a categoria vem enfrentando
Por Redação Brasília, DF, 24/03/2022 - 23:48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O senador Dário Berger cobrou de forma enfática no Senado Federal, em pronunciamento, nesta quarta-feira (23), uma ação urgente para ajudar os produtores independentes de carne suína de Santa Catarina. O setor que é de relevante importância para a economia catarinense e também do Brasil, vive uma crise sem precedentes. Dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), revelam que o preço pago pelo quilo do suíno vivo hoje é de R$ 5 e o custo de produção passa dos R$ 8.

 "Granjas estão fechando, produtores estão colocando à venda matrizes e equipamentos, após prejuízos recorrentes em 2021 e diante da falta de perspectivas de recuperação este ano. É um cenário desolador, especialmente para os suinocultores independentes, que arcam com todos os custos de produção e não têm perspectiva de que os preços dos insumos, do milho e da soja, vão diminuir", destacou Dário.

O Estado de Santa Catarina é o maior expoente da suinocultura do país, sendo o maior produtor e exportador de carne suína e maior consumo per capita, no entanto, está amargando uma das maiores crises da história da atividade.

O senador acrescentou que, enquanto o pequeno produtor está "quebrando" e sem alternativas para viabilizar atividades que sustentam a sua família, está ocorrendo um recorde de exportação de carne suína e lucro em ascensão das maiores agroindústrias brasileiras.

Dário Berger fez um apelo para que a União, o governo do estado e o Ministério da Agricultura estendam a mão aos produtores e não deixem morrer essa atividade. "É preciso de uma ação política. Não é possível que vamos assistir a essa crise sem apresentar uma alternativa", criticou Berger.

O senador propôs que o governo ofereça linha de crédito especial, repactuação das dívidas de custeio e investimento já contratadas, com menor taxa de juros e prazos mais longos. Ele também sugeriu a compra de carne suína pelo governo, para que seja fornecida nos programas federais, como o Bolsa Família. Pediu também a disponibilização do milho da Conab a preços mais acessíveis para o produtor independente.

Na próxima terça-feira, dia 29, um ato organizado pela Associação Catarinense de Criadores de Suínos será realizado a partir das 9h30min no município de Braço do Norte. Produtores irão distribuir carne suína a população como forma de incentivar o consumo e irão expor a situação difícil que o setor vive.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito