Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O que dizem Fecomércio e Sindicato dos Comerciários sobre a portaria de trabalho aos domingos e feriados

Na última terça-feira (14), o Governo Federal mudou a autorização do funcionamento para alguns segmentos
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 17/11/2023 - 10:11 Atualizado em 17/11/2023 - 10:20
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma portaria do Governo Federal publicada na última terça-feira (14), na véspera do feriado da Proclamação da República pelo ministro do Trabalho, Luiz Fernando, mudou a autorização permanente dos trabalhos aos domingos e feriados para algumas atividades.

Segundo o assessor jurídico da Fecomércio, Rafael Arruda, a edição da portaria veio em um momento complexo por ter sido na véspera de um feriado. “A maioria não tinha preparado pra isso, em Santa Catarina a grande maioria negocia o feriado para o comércio em geral, mas existem situações em negociações e isso gerou um impacto muito grande na federação e nos nossos sindicatos patronais filiados”, destacou.

Em seu entendimento, essa lei não é aplicável por conta da Lei n° 10.001/2020 que já dava a autorização do comércio. “Nosso entendimento é que uma portaria não tem poder de revogar uma lei, há mais de 20 anos isso está regulamentado e no nosso entendimento não cabe ao ministro resolver que a lei não se aplica mais, não tem esse poder”, explicou Arruda.

A medida vale para os seguintes segmentos:

  • comércio varejista em geral
  • revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares
  • atacadistas e distribuidores de produtos industrializados
  • comércio em geral
  • comércio em hotéis
  • comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias
  • comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais
  • varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário)
  • varejistas de aves e ovos
  • varejistas de frutas e verduras
  • varejistas de carnes frescas e caça
  • varejistas de peixe

“Na véspera de um feriado o ministro decide que no dia seguinte as farmácias estão fechadas porque quem não negociou até o dia 14, não vai negociar em cima da hora, e se alguém precisar de um remédio ou algum atendimento de emergência na farmácia?”, questiona Arruda.

Ouça a entrevista completa:

Para o assessor jurídico do Sindicato dos Empregados do Comércio, Eduardo Toccillo, essa nova portaria apenas corrige um erro das portarias anteriores e do decreto do governo anterior porque a legislação já havia determinado isso.

Em relação aos supermercados, Toccillo cita que essa discussão é um falso debate. “A portaria vai de acordo com a legislação, ela previa que os supermercados deveriam negociar com o sindicato do trabalho no feriado e quem diz isso é o Tribunal Superior do Trabalho”, destacou.

“Basta analisar o estado, temos mais de 25 sindicatos na área do comércio e em todas as convenções coletivas existe a negociação do trabalho em feriado para os supermercados, em todos os anos, isso não mudou, é um falso debate para colocar a sociedade contra o sindicato para fomentar uma ideologia contra determinado governo e afastar trabalhador do sindicato”, complementou o assessor jurídico.

Ouça a entrevista completa:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito