Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

No Plenário, as ações do governo para aumentar a segurança nas escolas (ÁUDIO)

Assunto foi comentado por lideranças nesta quarta-feira (12)
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 12/04/2023 - 09:58 Atualizado em 12/04/2023 - 11:12
Foto: Eduardo Valente/Secom
Foto: Eduardo Valente/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As ações do governo para enfrentar a violência nas escolas foi pauta no Plenário desta quarta-feira (12), na Rádio Som Maior. Para falar sobre o assunto, o programa recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal; o secretário-chefe da Casa Civil de SC, Estener Soratto Júnior; e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Criciúma (GGIM), Fred Gomes.

Ouça na íntegra:

No estado, os deputados, representantes do Ministério Público e do governo do estado, se reuniram na Assembleia para tratar sobre o assunto. "Nós procuramos, primeiramente, reunir todas as lideranças e os presidentes das duas comissões que tratam diretamente do assunto, de segurança pública e educação, para juntos elaborarmos um projeto que sirva como uma política de estado", afirma de Nadal.

"Se nós começarmos a tratar de forma individualizada um tema único que afeta todos os catarinenses, nós teremos várias legislações e, quem sabe, muitas delas não conseguiremos ter aplicabilidade no dia a dia", acrescenta. Dessa forma, a ideia é unificar os projetos que tramitam na Alesc. 

O Governo do Estado anunciou que todas as escolas terão um policial armado. O prazo para colocar o planejamento em prática é de até 60 dias. Existe a possibilidade de conveniar com os municípios. "A decisão que o governador Jorginho Mello tomou foi chamar os policiais da reserva, aqueles que integram a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Penal e também a Polícia Científica. Para isso, teremos que fazer alterações na Legislação", explica Soratto. 

Em Criciúma, forças de segurança e autoridades também se reuniram nessa terça-feira (11). Para o coordenador do GGIM, as fakes news sobre suspostos atentados são um dos desafios a serem enfrentados. "O prefeito Clésio Salvaro pediu para nós desenvolvermos alguns protocolos para as instituições de ensino. A ideia é montar um grupo de trabalho para tratar sobre a segurança nas escolas", comenta. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito