O voo da Latam que sairia de São Paulo com destino ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, não conseguiu pousar na manhã desta terça-feira (15) por conta do forte nevoeiro que atinge a região. A aeronave precisou alternar para Florianópolis, conforme informou a superintendente da RDL Aeroportos Operações Aéreas, Márcia Aparecida da Silva Santos. “É um dia de nevoeiro grande na cidade e na região. Já vem assim há alguns dias, inclusive durante o dia. Ontem também foi complicado, mas o pouso deu certo. Hoje, infelizmente, o avião teve que alternar”, explicou a superintendente, destacando que a visibilidade foi prejudicada por um nevoeiro denso, possivelmente de origem marítima.
A aeronave alternou para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Até o momento da entrevista, não havia confirmação do pouso na capital, apenas que a mudança de rota havia sido realizada.
Sobre o destino dos passageiros que desembarcariam em Jaguaruna, Márcia esclareceu que a responsabilidade é da companhia aérea. “Hoje eu não sei qual será a definição. A companhia pode oferecer o transporte terrestre até Jaguaruna, remarcar o voo da noite ou reagendar para outro dia. As alternativas são oferecidas diretamente pela companhia e a escolha é feita pelos próprios passageiros”, completou.
O nevoeiro também afetou outras áreas da região Sul de Santa Catarina, incluindo a área urbana de Jaguaruna. A operação dos demais voos ao longo do dia dependerá das condições climáticas e da visibilidade da pista.
Ouça na íntegra o que disse a superintendente da RDL Aeroportos Operações Aéreas, Márcia Aparecida da Silva Santos: