Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mulheres empreendedoras: Dez startups do Colearning Satc possuem CEOs do sexo feminino  

Incubadora conta com 23 empresas em funcionamento e mais duas em negociação  
Por Redação Criciúma, SC, 19/11/2022 - 21:02
Foto: Divulgação/ Satc
Foto: Divulgação/ Satc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade. E isso significa que elas estão crescendo também no universo do empreendedorismo. No Colearning, a incubadora de startups da Satc, das 23 empresas incubadas, dez são coordenadas por CEOs do sexo feminino. Em homenagem a elas, neste dia 19 de novembro é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino. 

Dentre as empreendedoras do Colearning, está a Giovana Peruchi. Ela é a CEO da Pedagogicamente. A startup tem o intuito de desenvolver aulas totalmente individualizadas e personalizadas às práticas educativas, com materiais da pré-alfabetização até o ensino fundamental. A ideia, segundo a CEO, é que os alunos aprendam os conteúdos que tiveram dificuldade de absorver no colégio por algum motivo.  

"Fazemos uma sondagem inicial para identificar como a criança aprende, com qual linguagem ela se comunica melhor, se é uma criança mais visual, auditiva ou cinestésica, quais as preferências dela... Assim desenvolvemos as aulas personalizadas para cada aluno, colocando realmente a criança no centro da aprendizagem e priorizando a inteligência emocional de cada indivíduo", explica Giovana.  

A ideia de criar a startup surgiu no período de alta na pandemia da covid-19. A CEO, junto com um grupo de professoras da rede pública e privada do município de Criciúma, identificou sérias consequências na aprendizagem no momento da retomada escolar. "Assim surgiu nosso projeto visando desenvolver autoestima nos nossos alunos, solucionando um problema da sociedade e mostrando para as famílias caminhos a serem explorados para melhorar o processo de aprendizagem com as aulas de reforço escolar", destaca.  

A startup está incubada no Colearning desde janeiro deste ano. O suporte empresarial recebido pela incubadora fez com que o projeto se desenvolvesse profissionalmente de forma acelerada. "O Colearning nos acolheu muito bem, proporcionando uma conexão com as empresas e perspectiva de novos clientes. Assim, recebemos todo o suporte necessário e contamos com um ambiente criativo, voltado à inovação", completa. 

Assim como a Giovana, novas mulheres com vontade de empreender surgem diariamente. Isso, conforme o head de Inovação da Satc, Gustavo De Lucca, é resultado das oportunidades que se tornam igualitárias com os avanços da sociedade.  

"Já estamos vendo grandes movimentos por parte das empresas, que estão mais conectadas à inovação, para colocarem mais mulheres ocupando cargos de liderança. Então a gente percebe que a realidade está mudando em uma velocidade ótima. Hoje, por exemplo, não precisa mais discutir se tal trabalho é para mulher ou não, o que precisa é discutir como as mulheres podem ajudar outras mulheres a chegarem onde elas estão", enaltece.  

Colearning ultrapassou R$ 1 milhão em faturamento em menos de um ano 

O ano de 2022 ainda nem acabou, mas o Colearning já atingiu e ultrapassou a marca de R$ 1 milhão em faturamento das startups incubadas. De acordo com o host do Colearning, Vicente Varela, é a primeira vez que a incubadora atinge essa marca em menos de um ano e a expectativa é que esse crescimento seja ainda mais exponencial nos próximos anos.  

Atualmente, além das 23 startups incubadas, mais duas estão em processo de negociação para iniciar os trabalhos no local. Há, ainda, startups de outros estados, como São Paulo, que já demonstraram interesse em ingressar na incubadora. A ideia é conseguir atender ainda mais startups.  

"A gente quer se aproximar de negócios que não estão conseguindo alavancar e deixar mais independentes aqueles que já estão mais maduros. Por isso, todos os meses fazemos uma conversa pra entender como está o cenário de cada startup e como podemos proporcionar mais valor para cada uma", ressalta Varela.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito