A última reunião de 2025 sobre o Morro dos Cavalos, realizada na quinta-feira (18), manteve o trecho como prioridade da bancada catarinense, e encerrou o ano com encaminhamentos administrativos que devem definir o futuro da obra ainda no início de 2026.
A avaliação é do deputado federal Luiz Fernando Vampiro (PSD), que fez um balanço do tema em entrevista ao Programa Adelor Lessa, destacando a mudança de patamar do debate ao longo do ano.
LEIA MAIS SOBRE O MORRO DOS CAVALOS:
- Morro dos Cavalos: o gargalo que mantém o Sul de SC refém
- Associações decidem focar no Morro dos Cavalos e tratar de pedágio só depois
- Morro dos Cavalos: tarifas e cronograma de obras serão definidos em 2026
Em relação à reunião de quinta, Vampiro destacou a participação de todos os senadores e deputados federais do estado, além do deputado estadual Pedro Uczai, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. Apesar do movimento, ele relatou uma pequena preocupação, causada pela incorporação de outras obras no trecho, que será transferido da Arteris para a CCR Motiva.
"Ele [Marcelo Fonseca - Superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT] não colocou somente o Morro dos Cavalos. Ele colocou entre o pedágio de Paulo Lopes até Governador Celso Ramos, incluindo Biguaçu e Palhoça, que a gente sabe que também está colapsado, e tem 44 obras ali também previstas aqui dentro. E a gente ficou com medo de meio que contaminar esse contrato", explica o deputado federal.De acordo com o deputado, ficou definido que a agência apresentará, em janeiro de 2026, cenários distintos para análise da bancada. “Ficou o Marcelo e o Guilherme [Guilherme Theo, diretor-geral da ANTT] de apresentar na próxima reunião, dia 15 de janeiro, uma alternativa só o Morro dos Cavalos incorporado à CCR Motiva”, relatou.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado Vampiro:
Balanço de 2025 do Morro dos Cavalos
Segundo o parlamentar, o Morro dos Cavalos ganhou centralidade após dois episódios que evidenciaram a fragilidade do trecho. “A partir dos dois incidentes que houveram, um de natureza climática, que foi aquele desmoronamento, e depois o outro com o acidente do caminhão-tanque que deu projeção nacional, nós vimos, na verdade, o problema grave que acontecia com o colapso do Morro dos Cavalos”, afirmou. Ele lembrou que, até então, a obra aparecia apenas como a “15ª de 144 obras” listadas no processo de renovação da BR-101 Norte.
Ao longo de 2025, Vampiro relata uma série de audiências e reuniões para destravar informações técnicas e administrativas. “Nós fizemos vários movimentos ao longo do período de 2025, inclusive com audiência pública, que nós fizemos lá na Câmara dos Deputados”, disse, citando a participação de órgãos como ANTT, Ibama e concessionárias.
Ao encerrar o ano, o deputado afirmou sair confiante quanto ao desfecho. “Eu saio convencido que nós vamos conseguir fazer isso”, disse, creditando o avanço à união da bancada do Sul, às entidades e à imprensa. Vampiro finalizou projetando a resolução definitiva. “Eu estou com isso ainda na minha mente, é o que a gente busca, que julho de 2026 começar as obras do Morro dos Cavalos. Esse é o objetivo”, encerra.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!