Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Morro dos Cavalos: tarifas e cronograma de obras serão definidos em 2026

ANTT também discutirá implantação de ‘free flow’ no trecho

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 11/12/2025 - 13:23 Atualizado há quase um minuto
Rodovia pode ter implantação de 'free flow' para cobrança mais justa aos usuários | Foto: Jekupe Mawé/Arquivo/4oito
Rodovia pode ter implantação de 'free flow' para cobrança mais justa aos usuários | Foto: Jekupe Mawé/Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Fórum Parlamentar Catarinense se reuniu com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nessa quarta-feira (10), em Brasília, para discutir o futuro do Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça. Na reunião, foi definida a data limite para a precificação, impacto tarifário e o cronograma de obras da rodovia: 7 de março de 2026. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (11), pelo deputado federal Ricardo Guidi (PL), em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

Segundo o deputado federal e coordenador do fórum, Pedro Uczai (PT), ficou decidida pela ANTT a transferência da concessão do trecho, que sairá do comando da Arteris e passará a ser da CCR Motiva. “Está clara para a ANTT a transferência da região do Morro dos Cavalos e da BR-101 até o início do contorno viário de Florianópolis para a Motiva”, destacou, em um vídeo publicado em suas redes sociais. Veja abaixo:

 

LEIA MAIS SOBRE O MORRO DOS CAVALOS

Também já foram confirmadas as datas dos próximos encontros do Fórum com a ANTT. Ao todo, até a data limite, serão realizadas cinco reuniões, sendo a primeira já na próxima quinta-feira (18), duas em janeiro e duas em fevereiro. “Nós pedimos que até o dia 7 de março a gente possa fazer reuniões de acompanhamento de como está a discussão e essas definições”, contou Guidi.

De acordo com o diretor-geral da ANTT, Gustavo Sampaio, o valor total da obra será de R$1 bilhão. “Muito já se falou desse custo, já se falou em dois, três, até quatro bilhões de reais, eu cheguei a ouvir. Ele nos garantiu que, segundo a avaliação dos técnicos da ANTT, Se faz a obra com R$1 bi, então muito melhor, um custo melhor para essa obra”, avalia o deputado do PL.

Custo das obras e impacto tarifário será decidido em 7 de março de 2026 | Foto: Arquivo/4oito

Free Flow em pauta

Previsto para ter a definição em março, o free flow entrou em pauta na discussão como uma forma mais justa para o uso da via, que pode inclusive reduzir a tarifa média dos usuários. “As pessoas pagam pela quilometragem que roda. Então, não acontece, por exemplo, de pessoas usar muito e, às vezes, não pagar nada, e outras usar muito pouco e ter que pagar uma tarifa cheia. Então acaba sendo um sistema muito mais justo para todos e acaba diminuindo a tarifa média daqueles que utilizam a rodovia”, explica Guidi.

Na entrevista desta quinta, o deputado destacou o comprometimento da ANTT com o Morro dos Cavalos, frisando o empenho para a troca da concessão. "Se mostrou bastante comprometido [Gustavo Sampaio] com a solução do problema do Morro dos Cavalos. Inclusive, falou que hoje é a prioridade número um da ANTT no Brasil, resolver essa situação de uma vez por todas. Ele deixou muito claro que a ANTT está convicta e convencida que a melhor solução é transferir o trecho da Arteris para a Motiva", cita.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito