Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ministério Público sugere interdição parcial do presídio Santa Augusta

Promotor entende que local não deve receber novos presos até reduzir a superlotação
Por Renan Medeiros 01/02/2024 - 18:05 Atualizado em 01/02/2024 - 18:05
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério Público de Santa Catarina se posicionou pela interdição parcial e temporária do Presídio Regional de Criciúma, no bairro Santa Augusta. A manifestação foi realizada em petição feita pela subseção de Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por causa da superlotação. A decisão cabe ao Judiciário.

Na avaliação do promotor de Justiça Jadson Javel Teixeira, da 4ª Promotoria de Criciúma, deve proibido o ingresso de novos presos até que o número de apenados no local se reduza a 951. Este número corresponde a uma superlotação de 137,5%, tolerância considerada aceitável pelo Ministério da Justiça. A capacidade do presídio é de 692 detentos e hoje há 1.025.

Leia também:

Para que esse número seja atingido, o Ministério Público defende que não haja a liberação dos presos para abrir vagas, mas o impedimento à entrada de novos.

Segundo o Ministério Público, a petição da OAB foi formulada após denúncia de possível violência sofrida pelos presos durante uma operação policial dentro da unidade penitenciária. A intervenção policial teria sido motivada pela recusa dos apenados em receber novos presos nas celas por causa da superlotação.

O promotor esteve no local para verificar a situação. "As unidades prisionais desta Comarca operam acima da sua capacidade, sendo esse um problema crônico do sistema de segurança pública nacional. Apesar da recente reforma, a capacidade do Presídio segue insuficiente em face da demanda regional. Acrescenta-se a isso o fato, recente, de que um número considerável de presos oriundos das unidades prisionais de Tubarão foram alocados no presídio (de Criciúma)", justificou o Promotor na manifestação. 

"O espaço, que já operava acima da sua capacidade, agora sobrecarregou, de modo que se torna necessária a intervenção do Poder Judiciário sobre a administração do local, ainda que de forma temporária", completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito