Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Memphis decide contra o Vasco e Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil

Título encerrou um jejum de oito anos da equipe paulista

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 21/12/2025 - 19:55 Atualizado há quase um minuto
Holandês marcou no segundo tempo e deu o título para o Corinthians - Foto: André Durão/Reprodução GE
Holandês marcou no segundo tempo e deu o título para o Corinthians - Foto: André Durão/Reprodução GE

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Corinthians venceu o Vasco no Maracanã e se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil. Com mais de 60 mil torcedores vascaínos no estádio, a equipe da capital paulista ganhou por 2 a 1, com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay e encerraram um jejum de oito anos sem títulos nacionais do Corinthians, que havia sido campeão do Brasileirão em 2017. Nuno Moreira marcou o único gol da equipe carioca na partida.

Com a conquista de 2025, o treinador Dorival Júnior se tornou o técnico com mais títulos da competição (2010, 2022, 2023 e 2025), empatando com Luiz Felipe Scolari, que também tem quatro troféus, incluindo pelo Criciúma, em 1991.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE:

Com o título, o Corinthians, que terminou o Brasileirão em 13°, conquista a oitava vaga do futebol brasileiro para a Copa Libertadores de 2026. A equipe entrará direto na fase de grupos, unindo-se a Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense. Botafogo e Bahia irão disputar a fase prévia da competição continental. Ainda, o Corinthians irá disputar em 2026 a Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Vasco, que terminou o Brasileiro em 14°, herdou a vaga da Sul-Americana do Corinthians, e vai direto para a fase de grupos, junto de São Paulo, Grêmio, RB Bragantino, Atlético-MG e Santos.

Dorival Júnior conquistou 3 títulos de Copa do Brasil nos últimos 4 anos - Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Reprodução GE

Primeiro tempo

Quem tirou o primeiro zero do placar foi o Corinthians. Aos 17 minutos, Yuri Alberto aproveitou a bola longa de Matheuzinho, dominou e bateu de bico para marcar um lindo gol e botar a equipe paulista em vantagem na decisão.

Poucos minutos depois, o camisa 9 do Corinthians foi acionado em um contra-ataque após belo passe de José Martínez. O atacante saiu cara a cara com o goleiro Léo Jardim, mas pegou mal na bola com o pé esquerdo e isolou.

Durante o resto do primeiro tempo, o Vasco manteve a bola no campo de ataque. Até que, aos 40 minutos, o ponta colombiano Andrés Gomez fez uma bela jogada e cruzou a bola na cabeça do português Nuno Moreira, que igualou o marcador e explodiu o Maracanã, lotado de torcedores cruz-maltinos.

Maracanã registrou público de 67 mil torcedores neste domingo (21) - Foto: André Durão/Reprodução GE

Segundo tempo

As equipes voltaram sem mudanças para a etapa decisiva, mesmo após um intervalo de mais de 20 minutos, mas foi novamente a equipe de São Paulo quem tomou a frente do resultado.

Breno Bidon puxou o contra-ataque em uma ótima jogada e, novamente aos 17 minutos, acionou Matheuzinho que de novo encontrou Yuri Alberto. Dessa vez, o centroavante, de frente com o goleiro, rolou a bola pro lado, para o holandês Memphis Depay, que apenas teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Na sequência, o técnico do Vasco, Fernando Diniz, respondeu colocando o time pra cima, ao trocar o volante Cauan Barros pelo atacante Pablo Vegetti. Dali em diante, o jogo se transformou num ataque contra defesa, com muitas bolas alçadas na grande área, enquanto o Corinthians respondia com contra-ataques em velocidade. Nos acréscimos, em uma falta frontal, Rayan acertou uma bomba no meio do gol, e obrigou o goleiro Hugo Souza a fazer grande defesa.

Peruano André Carrillo tirou "selfie" com os companheiros após o título - Foto: Reprodução/X/@Corinthians

Ficha técnica

Estádio do Maracanã (67.111) - 18h - 21/12/2025

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) 
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Victor Imazu (PR) 
VAR: Marco Fazekas (MG)

Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma Rodríguez; Thiago Mendes, Cauan Barros e Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gomez e Rayan.

Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, José Martínez, Maycon e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito