O Criciúma largou em desvantagem após perder para a Chapecoense no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Catarinense. Com o resultado, o Tigre precisa quebrar um longo jejum para seguir vivo na competição, e sonhar também com uma vaga na Copa do Brasil de 2027.
Após um 2025 abaixo a nível estadual, o Criciúma não conquistou a vaga nem via Catarinense e nem via Copa Santa Catarina. Com isso, 2026 será o primeiro ano, desde 2011, em que o tricolor carvoeiro não participa da copa nacional.
LEIA MAIS
- Criciúma acerta a contratação do zagueiro Bruno Alves
- 'Foi uma arbitragem que não queria jogo', critica Eduardo Baptista após derrota do Criciúma
O estadual, neste ano de 2026, irá distribuir três vagas para a competição nacional, mas este não é o único meio que a equipe carvoeira terá para garantir a participação. As vagas do Catarinense irão para os dois finalistas e para o campeão da Taça Acesc 70 Anos, que é a grande novidade da edição deste ano.
O que é a Taça Acesc?
A Taça Acesc 70 Anos será disputada pela primeira vez em 2026, e é uma espécie de "repescagem" na qual os eliminados do mata-mata irão competir, em busca da vaga na Copa do Brasil.
Caso seja eliminado pela Chapecoense no domingo (8), o Criciúma irá para a Taça Acesc, junto aos demais perdedores das quartas de final. Na competição, o eliminado de Criciúma x Chapecoense enfrenta o eliminado do confronto entre Brusque x Concórdia, pelas quartas de final do torneio.
Os qualificados nas quartas de final da Taça Acesc enfrentarão, nas semifinais, os eliminados da semifinal regular do Estadual. Os confrontos das quartas e semifinais da Taça Acesc 70 anos serão em jogos de ida e volta.
Os vencedores das semifinais disputam a vaga da Copa do Brasil na final da Taça Acesc. Caso a Taça Acesc tenha como seus finalistas uma equipe que está na Copa do Brasil de 2026 (Chapecoense, Avaí e Santa Catarina), a definição será em jogo único, na casa da equipe de melhor campanha, na soma de todas as fases.
Vaga via Campeonato Catarinense regular
Caso consiga a classificação na Arena Condá, a equipe carvoeira estará a apenas um passo da Copa do Brasil 2027. Isso acontece pois os dois finalistas garantirão a vaga. Em uma possível semifinal, o vencedor entre Criciúma e Chape irá enfrentar o classificado entre Brusque e Concórdia.
Copa SC
A Copa Santa Catarina é uma competição que acontece no segundo semestre, e envolve os times das duas primeiras divisões do estado que tenham o desejo de participar. O campeão do torneio também conquista uma vaga direta para a Copa do Brasil.
Em 2025, o Criciúma, que não garantiu a vaga via Catarinense, reforçou o elenco para a competição, mas acabou eliminado pelo Joinville nos pênaltis.
Série B
Após a remodelagem da Copa do Brasil, que a partir de 2026 terá 126 clubes, um recorde da competição, todos os clubes que participem da Série A do Brasileirão no ano corrente, terão a classificação assegurada.
As 20 equipes da primeira divisão irão entrar juntas, diretamente na 5ª fase da Copa do Brasil, fase que antecede as oitavas de final.
"Obrigação" de acesso
Em 2025, o Tigre bateu na trave pelo acesso à Série A, com a 5ª colocação na Série B. Caso tivesse subido, a equipe de Santa Catarina teria a Copa do Brasil no seu calendário para 2026.
Sem a vaga neste ano, e caso não conquiste por meios estaduais, o Criciúma terá que conquistar o acesso para a Série A para ter o direito de jogar a Copa do Brasil em 2027.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!