Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais um passo é dado rumo ao Saer Sul

Prefeito Salvaro concorda em ratear custos com demais municípios. Estimativa é que o serviço consuma R$ 65 mil mensais
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 12/09/2019 - 17:49 Atualizado em 12/09/2019 - 17:52
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A conversa com o prefeito Clésio Salvaro na tarde desta quinta-feira, 12, no Paço Municipal, reforçou a expectativa positiva dos membros da comissão de implantação do serviço aeromédico (Saer Sul). "Nós esperamos que saia esse ano ainda. Tudo está convergindo a nosso favor, não sou eu sozinho, é uma comissão onde várias pessoas estão trabalhando fortemente. A Unesc está presente, Acic e outras entidades", afirmou o vereador Tita Beloli, presidente da comissão. A expectativa é que o Saer custe R$ 65 mil mensais sem a cedência de funcionários pelas prefeituras. Se houver a cedência, o custo diminui.

A sinalização positiva de Salvaro, porém, coloca uma condição: as prefeituras da região contemplada devem contribuir de maneira proporcional. "Nós contribuímos proporcionalmente aos demais município. A população de Criciúma é 215 mil, da região carbonífera mais 220 mil, ficamos com a metade dessa conta. Se Araranguá participar também poderá ficar com um pouco, todos participando fica fácil, e o valor não é tão significativo", apontou.

Como município-polo da região, Criciúma será a referência para a implantação do Saer. "É muito importante. Criciúma está nesse projeto. O aeromédico vai salvar muitas vidas pela resposta rápida que dá àquelas pessoas que precisam ser atendidas de forma emergencial", avaliou Salvaro. "Envolve custos, tem a necessidade de se contratar profissionais, por isso vai ser tratado com os prefeitos da região carbonífera e do Vale do Araranguá. Se todos estiverem de acordo e cada um contribuir um pouco, não será difícil ter esse belo serviço à disposição", completou. "Claro que não é justo apenas Criciúma pagar essa conta sozinho. Se todos estiverem de acordo, Criciúma está de acordo. Nós estamos de acordo", emendou.

Atuação macrorregional

O presidente da comissão observou que o Saer vai além de Amrec e Amesc. "O prefeito é presidente da Amrec. A conversa foi produtiva e ele se colocou à disposição. O serviço não vai atender apenas Criciúma mas todos de Passo de Torres a Imbituba", destacou o vereador Tita. "Na próxima reunião da Amrec estará na pauta a apresentação para todos os prefeitos. Acho justo que todos participem desse projeto. Vai atender todos os 50 municípios, vai atender 1 milhão de pessoas e salvar vidas. Saímos satisfeitos com essa parceria do prefeito Salvaro", complementou.

O próximo passo será uma reunião dos prefeitos da Amrec, provavelmente na semana que vem, para pautar o tema. A principal necessidade é garantir o aporte para assegurar a montagem da equipe. "Precisamos equipar com médico e enfermeiro. Teve uma proposta de as prefeituras cederem os funcionários, tem que qualificar para entrar em uma aeronave e fazer os procedimentos", explicou. "A gente não sabe o dia de amanhã. Pode a gente, a nossa família, o prefeito, o vereador, o empresário precisar. Não atende somente uma classe, atende todos, pobre, risco. Quem precisar terá o serviço de qualidade e disponível", ponderou o vereador.

Para exemplificar o quanto o Saer será resolutivo, Tita projetou um cenário de uma ocorrência. "Uma situação no Balneário Rincão, por exemplo. Uma pessoa infartou. A aeronave vai levar 5 minutos até lá para o atendimento primário. Isso vai aliviar sequelas com tempo de resposta muito rápido", arrematou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito