Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lula tem candidatura à Presidência registrada

Decisão final sobre sua participação no pleito sai até 17 de setembro
Por Redação Criciúma - SC, 15/08/2018 - 17:49 Atualizado em 15/08/2018 - 18:21
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou na tarde desta quarta-feira (15) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto. O registro foi feito por lideranças do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro, Fernando Haddad será o vice.

Mesmo com a candidatura, Lula segue inelegível, segundo as regras da Ficha Limpa. Os advogados do petista deverão travar uma batalha em busca da liberação. O ex-presidente é condenado por corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá.

“É possível de fato que o Tribunal reconheça isso. É uma lei do Direito que só se manifesta quando provocado. Então o Ministério Público pode impugnar o registro, mas o Tribunal tem levantado essa possibilidade”, explica o advogado Luiz Eduardo Conti. 

A candidatura ainda poderá ser impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, após ser publicada em edital. A decisão final sobre a presença de Lula no pleito será anunciada até 17 de setembro. Se ele não for candidato, Haddad assume a chapa, sendo a vice Manuela d’Ávila (PC do B). “Até o PT sabe que Lula será impugnado. Mas será que ele poderá participar de atos para ajudar na campanha do Haddad? Essa é a grande dúvida. A lei eleitoral é muito clara", completa Conti.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito