Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Jorginho Mello entrega projeto da Universidade Gratuita na Alesc: "É um dia especial", diz governador

Ato ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa
Por Geórgia Gava Florianópolis, SC, 16/05/2023 - 11:45 Atualizado em 16/05/2023 - 12:48
Foto: Divulgação/ Especial 4oito
Foto: Divulgação/ Especial 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um dia especial para Santa Catarina. Assim, definiu o governador Jorginho Mello, ao falar sobre o projeto Universidade Gratuita, durante o ato de entrega do documento na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, nesta terça-feira (16). A iniciativa prevê a criação de vagas gratuitas em instituições comunitárias do sistema Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

LEIA MAIS:

"Hoje é um dia especial para o Governo de Santa Catarina, porque estamos cumprindo um compromisso assumido com a população, que é o Universidade Gratuita. Não tenho dúvida que, com as contrapartidas que o sistema Acafe vai dar ao Estado e ao Ensino Técnico, vai ser um 'ganha-ganha' de todos os lados. Nós vamos investir nas universidades comunitárias, que mudaram a vida dos catarinenses há muitos anos", disse Jorginho Mello. 

O governador evidenciou, durante o ato, a importância de o documento passar pela Alesc. "Nós estamos contemplando, além do sistema Acafe, que é um plano muito arrojado, também, as particulares. Esse projeto aporta aqui, com a construção a muitas mãos, para que o parlamento, de forma independente, possa fazer a sua discussão", acrescentou. "Não tenho dúvida de que os deputados e as deputadas vão dar uma grande contribuição", completou.  

Agora, o projeto segue para tramitação na Assembleia Legislativa. Haverá reuniões nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Educação. Jorginho Mello pediu agilidade, já que o programa Universidade Gratuita deve ser implantado no segundo semestre de 2023.  

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (MDB), é possível que o projeto tramite nas três comissões de forma conjunta, a fim de agilizar o processo. "Mas com pareceres independentes de cada uma das comissões. Com isso, a gente ganha tempo no processo de discussão", afirmou. 

Para a presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, o projeto é resultado de um esforço coletivo. "Ele está muito bem construído, atendendo as necessidades do Estado, a disponibilidade orçamentária e a possibilidade das nossas instituições comunitárias. A expectativa é que passando pelo olhar da expertise dos nossos deputados, ele seja aprovado e, tão logo, seja possível operacionalizá-lo", afirmou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito