Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Imposto de Renda: dicas para não ter CPF bloqueado (VÍDEO)

A contadora e empresária Alice Porto descomplica o processo com explicações nas redes sociais e no 60 Minutos, na Som Maior
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 20/04/2022 - 12:45 Atualizado em 20/04/2022 - 15:26
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Prorrogada para 31 de maio, a declaração do Imposto de Renda (IR) ainda é vista como um desafio para muitos dos brasileiros. É comum que o cidadão pense que o documento só pode ser feito por um contador, mas, na verdade, o próprio contribuinte pode emiti-lo de forma simples. É o que a investidora Alice Porto explicou ao programa 60 Minutos na última segunda-feira (18).

Alice falou sobre investimentos, Bolsa de Valores, o surgimento da Contadora da Bolsa e como declarar corretamente o seu Imposto de Renda. A investidora é formada em contabilidade, mas não exerce a profissão. Alice viu outra forma de ajudar as pessoas, a partir de um problema que ela mesma vivenciou.

Assista a entrevista no canal no Youtube do 60 Minutos:

Contadora da Bolsa

Após muito esforço para manter em dia a tributação de suas ações e não ter o CPF cancelado, Alice criou um canal de informação na internet, onde explica como declarar um Imposto de Renda detalhadamente e responde dúvidas. “O pessoal acha que declaração precisa de um contador pra fazer. Então, eu ensino gratuitamente na internet para que as pessoas não sofram o que eu sofri”, contou. Ela criou a “Contadora da Bolsa”, hoje a maior referência do tema no país.

Descomplicando a declaração do IR

Para ela, a Justiça no Brasil é ineficiente em muitos pontos, mas não em casos de um investidor não declarar o Imposto de Renda. Ao ter a declaração irregular, o contribuinte terá seu CPF em situação pendente de regularização, mais conhecido como CPF bloqueado. No caso de contribuintes que investem na bolsa, a declaração do IR deve ser realizada independente do valor investido. É comum que as pessoas desconheçam esse fato e acreditem que a declaração só depende do valor salarial.

“Então, ficar atento, você não está mais no universo de uma pessoa comum, você está no universo de uma pessoa que é vista, aos olhos da Receita, como uma pessoa rica”, alertou a contadora. As maiores dúvidas ao declarar investimentos são em relação ao excesso de detalhes que acabam gerando uma complexidade e termos que confundem. Porém, o que mais “trava” na hora de pagar o imposto, é o medo que as pessoas criam, achando que é algo maior do que realmente é.

Quando a pessoa se assusta com a complexidade que isso aparenta, ela sai da Bolsa de Valores. Para tornar esse processo mais leve, Alice tenta descomplicar o tema. A partir do momento que um investidor chega até ela, há uma explicação da responsabilidade que o contribuidor tem e da paciência que é necessária para entrar “nesse mundo” sem querer pular etapas. “Esse é um problema da nossa geração, ela está procurando ganhos muito rápidos, mas as coisas na vida não são rápidas e tem que seguir etapas, uma após a outra”, destacou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito