Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grupo se mobiliza pela cassação do mandato de Jessé

Coleta visa mil assinaturas para encaminhar denúncia ao MPSC e pedido à Alesc
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 27/05/2020 - 11:23 Atualizado em 27/05/2020 - 11:28
Deputado Jessé Lopes / Foto: Divulgação
Deputado Jessé Lopes / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Pela cassação do mandato do deputado Jessé Lopes por incentivar assédio contra as mulheres, difamação e quebra do decoro parlamentar". Assim é apresentado, na plataforma "Petição Online", o abaixo assinado que colhe assinaturas para pedir à Assembleia Legislativa (Alesc) a cassação de Jessé, deputado do PSL de Criciúma em primeira legislatura. Ele foi eleito em 2018.

Reprodução / Twitter

O ponto de partida para o pedido é a recente postagem que Jessé fez no Twitter, apagada poucas horas depois, referindo um suposto caso de gravidez de uma funcionária da Secretaria da Casa Civil, e que o pai da criança seria o governador Carlos Moisés.

Confira também - Jessé, Douglas, a gravidez e nova polêmica com o governador

De pronto, o governador Carlos Moisés emitiu nota de repúdio, e a Assembleia Legislativa (Alesc) também. Jessé removeu o conteúdo, explicou que sua intenção era fazer uma analogia com a CPI dos Respiradores e recuou, excluindo a postagem.

Confira também - Jessé explica postagem sobre governador e gravidez

A ideia de cassação

A partir dessa situação da postagem polêmica, um grupo está se mobilizando via redes sociais, em Criciúma, para colher assinaturas visando fundamentar o pedido de cassação do mandato de Jessé. "Acabamos de bater mais de 200 assinaturas em menos de duas horas de mobilização. A gente está pedindo a cassação do deputado Jessé pelas suas manifestações mais recentes, a gente vem enfrentando a violência contra a mulher em Santa Catarina e ele tem ido na contramão há muito tempo", justificou a cirurgiã-dentista Giovana Mondardo, uma das idealizadoras da campanha online.

"Fizemos uma petição pública para mandar para o Ministério Público e para a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alesc para cassação desse deputado que não nos representa, que assumiu para gerir o Estado e vem manchando o nome da Alesc e vem construindo um discurso, uma narrativa de opressão, de violência contra as mulheres, e a gente precisa combater", explicou Giovana. "Não é por ser parlamentar que pode falar, expor. Se ele vai deixar à mercê da sociedade o julgamento, nós julgaremos, e vamos levar adiante essa petição quando chegarmos a mil assinaturas", emendou.

Confira também - Moisés afirma que levará postagem de Jessé Lopes à Justiça

Giovana lembra que Jessé já teve outros problemas do gênero, tanto que ele enfrenta outras denúncias no Conselho de Ética da Alesc. "A gente precisa lembrar que não é a primeira vez que o deputado faz esses movimentos de endossar a violência, a exposição, o assédio. A gente pode relembrar aquele momento durante o Carnaval quando ele foi contra a campanha Não é Não, afirmando que assédio era um direito da mulher durante o Carnaval. É inaceitável que a gente acredito que um parlamentar possa dizer isso e ficar impune", relatou. "Foi aberto um inquérito da bancada feminina na Alesc mas não foi em frente", lamentou. "É inaceitável que a gente tolere esse tipo de violência e opressão contra as mulheres. Essa insinuação repercutiu muito mal e expôs uma moça, que requer sua defesa enquanto mulher. É momento de severa resistência, por isso pedimos a cassação dele", completou.

Confira a petição online clicando aqui.

Repúdio na Câmara

O assunto chegou à Câmara de Criciúma. Na sessão desta terça-feira, 26, o vereador Edson Paiol do Nascimento, que é do PSL, fez a defesa do governador Moisés e bateu fortemente no deputado. "Não estava preparado para ser deputado e está denegrindo com as suas atitudes a atividade da casa parlamentar", referiu. Uma Moção de Repúdio ao deputado será colocada em apreciação na próxima segunda-feira, 1.

Confira também - "Não estava preparado para ser deputado", diz vereador sobre Jessé

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito