Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Geólogo explica rachaduras no solo e desabamento de prédio em Gramado (FOTOS e VÍDEO)

Ocorrências foram registradas após chuvas prolongadas na região
Por Giovana Bordignon Gramado, RS, 23/11/2023 - 15:31 Atualizado em 23/11/2023 - 16:18
Foto: Divulgação/4oito
Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um prédio, no bairro Três Pinheiros, em Gramado (RS), desabou pouco antes das 6h desta quinta-feira (23). A estrutura cedeu na Ladeira das Azaleias. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estiveram no local. Os moradores já haviam sido retirados do prédio no domingo (19), quando surgiram os primeiros sinais de possível desabamento.

Rachaduras no solo também foram registradas nos últimos dias pela cidade. Segundo o geólogo e professor da Unesc, Maurício Fenilli, o motivo das rachaduras, apesar das especulações sobre placas tectônicas, é o resultado do alto volume de chuva no solo argiloso da região.

“Gramado é uma região muito montanhosa, repleto de encostas, com um solo muito espeço e argiloso e infelizmente, a cidade sofreu com intensas chuvas prolongadas. Como este solo fica saturado em água, ele começa a ficar mais suscetível as deformações e é justamente isso que está acontecendo lá”, explicou o especialista.

O que chama atenção é o número de deslizamentos na cidade acontecendo ao mesmo tempo em um alto volume. “O que está acontecendo em Gramado é o que nós chamamos de movimentos de massa, que são movimentações do solo, e eles subdividem-se em tipos, como deslizamentos, rastejos e descolamentos de blocos”, completou o geólogo.

Confira vídeos e fotos das rachaduras e desmoronamento em Gramado:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito