Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Falta de biometria não impede votação no domingo

Na região Sul, Ermo, Turvo, Imaruí e Pescaria Brava passaram por revisão biométrica obrigatória
Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 03/10/2018 - 11:44 Atualizado em 03/10/2018 - 11:46
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasil está passando por um processo de transição para a biometria e isso vem causando algumas dúvidas. A mais frequente delas é se quem não realizou a biometria poderá votar no próximo domingo. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), há duas situações e a obrigação da biometria existe somente para municípios que passaram por revisão do eleitorado. No caso do Sul, Ermo, Turvo, Pescaria Brava e Imaruí.

“Nos municípios em que existe mais eleitores do que habitantes há algo errado e são nesses casos que o TRE determina a revisão, que antigamente se chamava revisão do eleitorado até porque não existia a biometria, hoje, chama-se de revisão biométrica, e são nesses casos que os títulos são cancelados”, coloca a chefe de Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Criciúma, Danielle de Oliveira Gomes.

O que vai ocorrer neste ano é um sistema misto, onde quem já fez o cadastro biométrico será identificado pela digital, quem ainda não realizou será identificado através de um documento com foto e poderá votar normalmente.

Dados do IGP

Conforme explica o chefe de Cartório da 98ª Zona Eleitoral de Criciúma, Raphael da Costa Guimarães, há uma novidade, que é a importação de dados do Instituto Geral de Perícias (IGP). “O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina fez um convênio com o IGP e essa importação de dados permitirá que algumas pessoas, mesmo que não tenham feito o cadastro biométrico, sejam identificados dessa maneira na hora da votação”, relata Guimarães.

Revisão do eleitorado em quatro municípios do Sul

No Sul do estado, Ermo, Turvo, Imaruí e Pescaria Brava passaram pela revisão biométrica e todos os eleitores votarão desta forma no próximo domingo. Nos demais municípios, a biometria não era obrigatória.

Em Ermo, 99,79% dos eleitores compareceram ao chamamento do TRE. Em Turvo, foram 99,89%; em Imaruí 99,80%; e 99,90% em Pescaria Brava.

Já nos demais municípios onde não havia obrigatoriedade, a média fica bem abaixo dos 50%. Na Região Carbonífera, Orleans registrou o maior percentual, com 55,69% dos eleitores já com biometria. O menor percentual está com Treviso, com 7,46%. Criciúma, maior colégio eleitoral do Sul, tem 24,42% dos eleitores com biometria.

Santa Catarina possui 5.070.212 eleitores e, destes, 3.216.364 fizeram a biometria, o que corresponde a 63,44%. Os dados estão no site do TRE e foram atualizados em 1º de outubro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito