Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Especialista explica o que causou queda do Facebook

Gustavo Gaidzinski falou ao Programa Adelor Lessa nesta terça
Por Vítor Filomeno Criciúma, SC, 05/10/2021 - 08:00 Atualizado em 05/10/2021 - 08:16
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na segunda-feira, 04, Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar durante cinco horas, o que fez com que as pessoas tentassem entender o que aconteceu com as redes sociais. O Chief Information Officers (CIO) do Angeloni, Gustavo Gaidzinski, considerou que o dia foi “atípico”, em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 05.

“Facebook, Instagram e WhatsApp são do mesmo grupo, por isso que os três foram afetados. Foi um erro de configuração. Durante uma alteração das configurações de rede, acabaram causando esse problema. Toda a internet funciona como uma ‘agenda’, com dados das pessoas. Toda vez que um aplicativo é utilizado, ele é obrigado a acessar essa ‘agenda’  para identificar as pessoas. Num certo momento, esses dados do Facebook sumiram e isso acabou com um efeito cascata, afetando os serviços do mundo inteiro. É uma estrutura feita para resistir a vários problemas. Não me lembro de ter acontecido algo desse tamanho. Realmente, foi uma sequência de erros que expõe esses serviços, que dependem de horas para retomar”, explicou Gaidzinski.

Sobre as teorias do que teria motivado a queda dessas redes sociais, ele negou quaisquer conjecturas e afirmou que as empresas já se posicionaram. “Foi uma falha de operação. Não houve um ataque hacker, não houve vazamento de informações, nem problemas com as operadoras”, garantiu o especialista em TI.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito