Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda os motivos que levaram ao aumento do preço da gasolina

Empresário do ramo, Beto Benedet explicou o que aconteceu nos últimos dias
Por Gabriel Mendes Criciúma, SC, 03/01/2023 - 08:42 Atualizado em 03/01/2023 - 10:08
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma confusão na medida da isenção do PIS/Cofins fez os consumidores se assustarem com o aumento do preço da gasolina em alguns postos de combustíveis. Segundo Beto Benedet, empresário do ramo, o motivo foi uma confusão na virada do ano em relação ao novo governo.

“A princípio, as informações eram de que o governo não iria reeditar a medida da isenção do PIS/Cofins, o que provocaria um reajuste de em torno de R$ 0,90 na gasolina e 0,60 no diesel. Algumas companhias no dia 31 apresentaram em suas tabelas este valor. No dia 1°, alguns poucos postos repassaram esse preço embasados do que a companhia tinha repassado”, explicou Benedet.

Ele também explica que outra situação que aconteceu foi a alteração na base de cálculo da gasolina em Santa Catarina a partir do dia 1°, passando a ser R$ 5,15. 

“Isso representou dez centavos na alta do ICMS, que os postos não vão conseguir absorver. Muito nos espanta que as distribuidoras que faço a negociação, até ontem estavam com seus preços de custo embutido o PIS/Cofins, não tinham retirado ainda mesmo com a medida do governo. Hoje, eles retiraram o aumento que deveria ser de nove, dez centavos, em relação ao ICMS, foi de 20 centavos, não conseguimos falar com eles ainda para ver a razão dos repasses”, disse o empresário.

O governo federal publicou nesta segunda-feira (2) uma medida provisória que prorroga os impostos federais sobre os combustíveis. A ampliação teve que ser feita porque a do antigo governo só era válida até o dia 31 de dezembro.

O texto da medida provisória diz que para a gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular, os impostos aplicados estão zerados até o dia 28 de fevereiro. Já para óleo diesel, biodiesel e gás natural ficam com a redução até o dia 31 de dezembro deste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito