A Serasa, em parceria com Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e Correios, está realizando até o dia 31 de março o Feirão Limpa Nome, no qualquer mais de 1,5 mil empresas oferecem até 99% de desconto para quitação de dívidas atrasadas.
Além de dar mais detalhes sobre o Feirão (confira aqui a matéria sobre o Limpa Nome), a educadora financeira da Serasa, Karla Pontes, participou do programa 60 Minutos, na Rádio Som Maior, e esclareceu vários mitos e verdades que circulam sobre a própria Serasa, score e dívidas.
Colocar o CPF na nota fiscal melhora o Serasa Score?
MITO – Embora seja uma prática benéfica para o consumidor, especialmente para participar de programas de benefícios fiscais estaduais, ela não influencia diretamente a pontuação de crédito. O Serasa Score considera fatores como pagamento de contas em dia, histórico financeiro e Cadastro Positivo.
Dívidas desaparecem após cinco anos?
MITO – Após cinco anos, a dívida pode sair dos registros de inadimplência, ou seja, não aparece mais nos birôs de crédito como a Serasa. No entanto, a dívida ainda existe, e a empresa credora pode continuar cobrando, dificultando futuras concessões de crédito.
Pagar todas as compras à vista pode diminuir meu Score?
VERDADE - A Serasa usa como base de avaliação de crédito o histórico de relacionamento do consumidor com as instituições parceiras, que podem ser bancos, lojas, prestadores de serviço, entre outros. Por conta disso, ao pagar tudo à vista, sem uso de cartão de crédito e sem contratação de empréstimo ou financiamento, o analisado não cria dados suficientes para a confirmação de que é um bom pagador (ou mau pagador, se for o caso).
O Serasa liga para cobrar dívidas?
MITO – A Serasa não é uma empresa de cobrança. Ele apenas registra informações enviadas pelos credores sobre inadimplência. Se alguém receber ligações alegando ser do Serasa e exigindo pagamento, é importante verificar a autenticidade da cobrança para evitar golpes.
O Cadastro Positivo ajuda a aumentar o Score?
VERDADE – O Cadastro Positivo registra o histórico de pagamentos dos consumidores, como contas pagas em dia. Esse histórico pode beneficiar quem tem um bom comportamento financeiro, aumentando a pontuação e facilitando o acesso ao crédito.
Ter uma renda alta significa ter um Score alto?
MITO – O Serasa Score não avalia apenas a renda. Ele considera o histórico financeiro e o comportamento do consumidor. Pagar contas em dia e manter um bom relacionamento com o mercado de crédito são fatores mais importantes para uma boa pontuação.
Negociar dívidas no Feirão Serasa melhora o Score?
VERDADE – Regularizar pendências financeiras pode impactar positivamente o Score, pois o histórico de inadimplência tem grande peso no cálculo da pontuação. Negociar e quitar dívidas ajudam na recuperação do crédito.
O Serasa pode tomar bens dos consumidores?
MITO – O Serasa não pode tomar bens ou fazer qualquer ação desse tipo. Seu sistema funciona como uma ponte entre a empresa e o devedor, ajudando a intermediar a negociação de dívidas.