Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

"É uma herança maldita que recebemos do antigo governo", diz Ana Paula Lima sobre a situação do INSS

Quase duas milhões de pessoas estão na fila para realizar a perícia médica
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 04/08/2023 - 11:01 Atualizado em 04/08/2023 - 11:20
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A deputada federal por Santa Catarina, Ana Paula Lima (PT), fez um balanço dos primeiros meses do ano em entrevista à Rádio Som Maior, na manhã desta sexta-feira (4), durante o Plenário. Entre os assuntos da pauta, a situação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Casa da Mulher Brasileira em Tubarão, o desempenho do Governo Federal e a participação das mulheres nos ministérios. 

Sobre a situação do INSS, a deputada federal afirma que quase duas milhões de pessoas estão na fila para fazer a perícia médica para concessão do auxílio-doença ou para aposentadoria. "É uma herança maldita que recebemos do antigo governo", afirma Ana Paula. "Houve uma desconstrução, inclusive, desse importante instrumento de proteção a nossa população", acrescenta. 

Para a deputada, o instituto está sucateado em todo o país. "Aqui em Santa Catarina, a gente não sabe mais aonde recorrer. As pessoas ligam para o 135 e não conseguem agendar porque não tem perito. O Ministério da Previdência Social, com o ministro Carlos Lupi, já fez uma ação nesse sentido, utilizando os servidores que querem fazer uma sobre hora para atender a população", pontua. 

O principal problema, segundo a parlamentar, é a falta de peritos e servidores para atenderem a população. "Isso é um problema generalizado, não só no Estado de Santa Catarina, mas em todo o país. A partir da ação do governo, eu tenho certeza que até o fim do ano, a gente possa voltar à normalidade", finaliza Ana Paula Lima.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito