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Dia Livre de Impostos: CDL de Criciúma incentiva adesão do varejo

Uma campanha nacional incentiva lojistas a vender produtos e serviços sem o valor dos impostos embutidos

Por Redação Criciúma, 27/05/2025 - 19:45 Atualizado em 27/05/2025 - 19:49
Foto: Ricardo Trida/Secom
Foto: Ricardo Trida/Secom

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Criciúma se prepara para o Dia Livre de Impostos, que acontece no próximo dia 29 de maio em todo o país. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município está mobilizando lojistas locais para aderirem à campanha, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária e seus impactos no consumo. A ação é promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela CDL Jovem.

Durante o Dia Livre de Impostos (DLI), os estabelecimentos participantes comercializam produtos e serviços sem repassar ao consumidor o valor médio dos tributos incluídos nos preços. Em muitos casos, essa quantia equivale a cerca de 33% do valor final, ou seja, o cliente paga apenas o custo do item, sem a carga tributária. Em alguns setores, a diferença pode ultrapassar 70%. “O Dia Livre de Impostos é uma oportunidade para mostrar ao consumidor, de forma clara e transparente, quanto os impostos influenciam no preço dos produtos. É um gesto do comércio consciente que respeita o consumidor.”, destaca Gabriel Pescador, coordenador da CDL Jovem Criciúma.

Cada empresa participante pode definir quais produtos ou categorias farão parte da ação, de forma prática e alinhada à sua realidade. A adesão é gratuita e ainda  pode ser realizada diretamente pelo site: www.dialivredeimpostos.com.br. Um dos participantes deste ano é o empresário Leonardo Spilere Benedet, sócio do Posto São Pedro, que se junta à campanha com o incentivo da CDL Jovem de Criciúma. “O objetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária atribuída aos produtos e serviços. Acredito que a relação entre lojista e cliente melhora, pois o cliente entende melhor o preço praticado pelo lojista. A verdadeira luta econômica do brasileiro hoje é compartilhada por clientes e lojistas, que enfrentam juntos as altas cargas tributárias, em busca de mais poder de consumo para a população”, ressalta.

Santa Catarina lidera a mobilização nacional neste ano, com mais de 770 empresas cadastradas, superando com folga o número registrado em 2024. Esse destaque reforça a força das CDLs catarinenses e o engajamento do varejo local em uma das maiores campanhas de conscientização tributária do país. Cada empresa participante pode escolher os produtos ou categorias que farão parte da ação, de forma prática e alinhada à sua realidade.

A CDL de Criciúma reforça seu papel como aliada do varejo local, oferecendo suporte e incentivando ações que aproximam o comércio da comunidade e fortalecem a economia. Participar do DLI é também uma forma de transformar desafios em oportunidades e estimular o diálogo com o consumidor.

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