Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia da Família na Escola movimenta comunidade escolar de todo o estado

Ações ocorreram nas escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT)
Por Redação Criciúma, SC, 30/04/2022 - 17:23
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Oficinas de integração entre pais e filhos, quizzes e apresentações culturais foram algumas das atividades realizadas neste sábado (30), dia da família na escola, em unidades de todo o estado. Participam da iniciativa escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT). Na Grande Florianópolis, as ações se concentraram na Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek.

“O momento é emblemático, justamente por essa possibilidade de estarmos pessoalmente juntos -  professores, estudantes e família. E sempre com a premissa de que não existe educação sem a participação efetiva das famílias e de toda a comunidade escolar. O trabalho dos professores é um e a responsabilidade da família é outra”, frisou o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

O gerente-executivo do SESI e do SENAI na região Sudeste, Luciano Mattiazzi Baumgartner, participou da visita à escola e frisou que essa relação entre família e escola precisa ser constantemente fortalecida. "Os ganhos são infinitamente maiores, conseguimos evoluir muito mais na educação quando a família está envolvida no processo. Hoje trouxemos aqui oficinas de robótica e elétrica básica e também a nossa plataforma do Movimento SC pela Educação para que, assim, possamos conectar as pessoas da comunidade às oportunidades de emprego. Esta é mais uma parceria público-privada que vem se consolidando em vários outros municípios”.  

Confira como foram as atividades conduzidas por SESI e SENAI nas regiões do estado:

Alto Uruguai Catarinense
Alto Vale do Itajaí
Foz do Rio Itajaí
Litoral Sul
Norte-Nordeste
Oeste
Planalto Norte
Sul
Vale do Itajaí
Vale do Itajaí Mirim

Alto Uruguai Catarinense:

Na Escola S de Concórdia diversas atividades proporcionaram entretenimento e interação de toda a comunidade escolar. Entre as ações promovidas, estiveram momentos de recreação na quadra de esportes, experimentos no laboratório de microbiologia da instituição, demonstração de impressão 3D e corte a laser, oficinas Maker, aulão do ENEM e venda de pipoca e algodão-doce.

Alto Vale do Itajaí: 

Na Escola S, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a programação começou cedo, com várias oficinas envolvendo arte, culinária, ciência, literatura e conhecimentos gerais. Também foram oferecidos jogos, brincadeiras, show de talentos, entre outras atividades. O clima descontraído e a interação entre os estudantes e seus familiares foram o objetivo principal do evento. Participaram cerca de 500 pessoas.

Foz do Rio Itajaí: 

Em Itajaí, a Escola S, que iniciou as atividades neste ano, preparou uma série de atividades especiais, unindo ações que lembraram a infância dos pais, como contação de histórias, onde vovôs e vovós falaram sobre sua infância, oficinas de trabalhos manuais e show de talentos.

O laboratório maker da unidade, foi um dos mais procurados. Os filhos da profissional de relações públicas, Bianca Dias Noer Peres, Igor de 9 anos de idade e Felipe, de 7, participaram das atividades no laboratório. “Acho que um evento como esse nos aproxima cada vez mais para que a gente possa dar continuidade ao ensino que é dado em sala de aula e trazer para  vivência deles no dia a dia. Além disso, é importante para criar laços com as outras famílias e fazer uma troca de aprendizado”, contou a mãe dos alunos. No Senai de Itajaí, as famílias também puderam conhecer os laboratórios e participar de diversas atividades, como customização de peças e trabalhos manuais, além de muitas outras atividades.

Litoral Sul: 

Nesta manhã os estudantes e familiares participaram de jogos e experimentos criados pelos próprios estudantes. Para a mãe do aluno, Cauê Viera Caetano, do segundo ano da Escola S, Adriana Barbosa Viera Caetano, esse momento de integração fortalece ainda mais a minha escolha de ter colocado o Cauê para estudar aqui. “Estou muito feliz, percebo que a escola motiva os estudantes não somente para os conteúdos, mas para vida. Para que eles passam escolher um futuro profissional com base. Foi uma manhã de muito aprendizado e acolhimento”, disse a mãe.

Norte-Nordeste: 

As Escolas S de Joinville receberam as famílias na manhã deste sábado com uma programação diversificada, adequada à idade dos alunos de cada escola. Nas unidades Sul e Norte do SENAI houve esclarecimentos sobre o ENEM, Sisu e vestibulares, oficinas, exposição, palestras, espaço kids e vacinação contra a gripe, entre outras atividades. Já as duas escolas de educação infantil e ensino fundamental do SESI promoveram a interação de pais e estudantes por meio de confecção de jogos e brinquedos de madeira, atividades culinárias, oficina de educação tecnológica e de pipa, além oferecer salas de jogos, musicalização e diversas brincadeiras lúdicas.

Oeste:

A chuva não impediu estudantes, pais e até os pets das famílias de comparecer no SENAI, em Chapecó, para participar das atividades do Dia da Família na Escola. Com muita integração e participação das famílias, a manhã foi de intensa programação, com oficinas, campeonato de vôlei, mateada, premiação do tiktok, apresentação de robótica e visita guiada aos laboratórios, apresentando os espaços de ensino para a comunidade.

Os alunos do terceirão promoveram a venda de lanches, realizada para arrecadar fundos para a formatura. Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foi a feirinha de animais, com cães e gatos disponíveis para adoção. Atividades também foram realizadas pelo SENAR na EEB Cordilheira Alta, com oficina sobre horticultura. 

Planalto Norte: 

Em São Bento do Sul, a movimentação maior ocorreu na Escola S. As famílias dos alunos, entre 4 meses e 10 anos de idade, participaram das ações que tiveram como foco a educação, o mundo do trabalho e a empatia. As oficinas envolveram os participantes e trouxeram conhecimentos extras, relacionados à alimentação saudável, horta e germinação, ciência e experimentação, robótica e customização.

Sul:

Diversas oficinas com foco na Educação, Relações de Trabalho e Empatia estiveram à disposição das famílias da Escola S de Criciúma neste sábado, dia 30. Cerca de duas mil pessoas, entre alunos e responsáveis, foram recebidas pelos profissionais da unidade. As atividades e os espaços organizados possibilitaram a conexão entre os visitantes e proporcionaram emoções e vivências.

Vale do Itajaí: 

No Vale do Itajaí o Dia da Família na Escola movimentou as instituições e a comunidade. No total, nove escolas ligadas ao sistema FIESC participaram da ação durante a manhã de sábado (30). As oficinas preparadas pelos professores tiveram temas diversificados, que foram de produção de cookies e bijuterias até planilhas financeiras e relações de trabalho. Em Blumenau, houve ações nas escolas E. E. B. Adolpho Konder, E. E. B. Izolete Müller, E. E. B. João Widemann, E. E. B. Pedro II, Escola S e Sesi Inclusão. Também aconteceram atividades na E. E. B. Encano do Norte, em Indaial, e E.E.B. Profº Julio Scheidemantel, em Timbó.

Vale do Itajaí Mirim: 

O cuidado com a dengue foi tema de uma das oficinas realizadas na Escola S, em Brusque. Pais e filhos aprenderam mais sobre como se prevenir contra a doença por meio de uma palestra com a equipe da Vigilância Sanitária do município e ainda tiveram a oportunidade de aprender a fazer um repelente natural. Robótica, oficinas de compostagem, apicultura e plantio de sementes, contação de histórias e escolinha de skate estivera entre as atividades oferecidas. “Ver ela explorar cada cantinho, pois é um lugar que ela já conhece, e poder estar interagindo junto é fundamental para nós, as famílias”, comentaram Vanessa Mafra Tabarelli e Alex Tabarelli, pais da  pequena Sofia.

As atividades também aconteceram na unidade do SENAI, onde alunos da EJA fizeram exposição de trabalhos e houve visita aos laboratórios da educação profissional. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito