Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil de Içara elabora relatório com as áreas de risco de alagamentos

Estudo vai permitir ao órgão agir com mais assertividade na prevenção e combate às intempéries climáticas
Por Redação Içara, SC, 04/09/2023 - 10:07 Atualizado em 04/09/2023 - 10:07
Foto: Divulgação/Prefeitura de Içara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Içara

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Içara, por meio da Defesa Civil municipal, desenvolveu um relatório com todas as áreas de risco de alagamentos na cidade. O estudo vai permitir ao órgão agir com mais assertividade na prevenção e combate às intempéries climáticas. Ao todo, foram identificadas 190 casas e 756 moradores dentro dos perímetros considerados em risco alto, nos bairros Vila Nova, Aurora, Jussara, Primeiro de Maio e Jaqueline.

"A gente pegou o diagnóstico socioambiental adquirido pelo Município junto à Satc e verificamos as áreas de risco de alagamentos nos núcleos urbanos consolidados. A partir disso, poderemos atualizar o nosso plano de contingência. Saberemos mais rapidamente como agir em casos de inundações e quais serão os abrigos para possíveis desalojados. Além disso, se chegar até a prefeitura pedidos de construções em locais dentro destes perímetros, não iremos liberar", detalha Vitor Dutra, coordenador municipal da Defesa Civil.

Entre os rios que apresentam mais perigos para os moradores, estão o Rio dos Porcos, o Rio Içara, o Rio Três Ribeirões e o Rio Ronco D'Água. O relatório será utilizado pelo órgão, também, para realizar as ações de limpezas e desassoreamentos destes locais com mais frequência.

Madrugada traz ocorrências pontuais

A semana começou com ocorrências pontuais ocasionadas pelas chuvas em Içara. "Foram observados alguns alagamentos porque a rede de drenagem não deu conta. Normal, realmente caiu um volume muito expressivo de água em pouco tempo", pontua Dutra.

Em uma casa no bairro Tereza Cristina, a Defesa Civil, com a ajuda do Corpo de Bombeiros, precisou quebrar o muro da residência para possibilitar o escoamento da água. De acordo com o coordenador, as chances de novas ocorrências acontecerem nas próximas horas são baixas. "Pela previsão do tempo, a chuva vai diminuir de intensidade. Mas continuamos apostos para qualquer demanda. Em caso de emergências, acione o 199", finaliza. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito