Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

De 250 mil para um milhão de turistas

Anúncio do início do processo de concessão à iniciativa privada do Parque Aparados da Serra
Por Francieli Oliveira Praia Grande, SC, 04/04/2019 - 08:19
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O anúncio do Governo Federal de iniciar o processo de concessão de parques pelo Sul do país é uma esperança para o desenvolvimento do turismo de Santa Catarina, especialmente para os municípios que fazem parte do Aparados da Serra. Na próxima semana, dia 12, o ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitará a região para dar início ao processo.

A expectativa do prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel (PSDB), é de que, com os investimentos da iniciativa privada, o número de turistas possa ser até cinco vezes maior. “Atualmente o Parque Nacional dos Aparados da Serra recebe em torno de 200 mil visitantes ao ano e nossa expectativa é que esse número possa passar de 1 milhão”, projeta. “O anúncio da concessão à iniciativa privada é um sonho que se concretiza. Representa a esperança de um grande investimento no turismo e o desenvolvimento não só de Praia Grande, mas de todo o Sul e até mesmo todo estado de Santa Catarina”, afirma Maciel.

Para o prefeito, até o momento, não houve a percepção do quanto os cânions podem significar para o desenvolvimento econômico regional e também faltava integração do órgão gestor com a comunidade local.

A decisão de iniciar o processo de concessão à iniciativa privada foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ontem. Além do Aparados da Serra, outra área será a Floresta Nacional de Canela, na serra gaúcha.

Modelo americano

O prefeito de Praia Grande relata ainda que o modelo ideal para o desenvolvimento do turismo local é o americano. Ele cita ainda o Grand Canyon, no Arizona, Estados Unidos, e tem uma exploração muito significativa atraindo milhares de turistas.

Prefeito Henrique Maciel, de Praia Grande

O Aparados da Serra

O Parque Nacional Aparados da Serra marca a divisa entre os estados de Santa Catarina, por Praia Grade, e do Rio Grande do Sul, por Cambará do Sul. Abrange uma área de aproximadamente 30,4 mil hectares. Em Santa Catarina, abrange também o município de Jacinto Machado.

A região é conhecida, principalmente, pelos cânions, o mais famoso deles é o Itaimbezinho, com profundidade de até 700 metros, paredões verticais e fenda estreita, sendo um dos maiores das américas. 

São três trilhas abertas ao público: do Vértice e a do Cotovelo as principais atrações. A Trilha do Rio do Boi é o acesso ao interior do cânion.

Próximo do Geoparque

A expectativa do prefeito de Praia Grande é que até outubro a região denominada Caminhos dos Cânions do Sul possa ser reconhecida como Geoparque pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Para elaborar toda a proposta, os municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul, e Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande, em Santa Catarina, uniram-se em consórcio. “Temos uma das candidaturas mais sólidas da América do Sul e estamos bastante confiantes. No Brasil, existe só mais um Geoparque, e fica no Ceará”, salienta Maciel.

Para ser classificada como Geoparque, a região precisa agregar importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito