Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma vai trabalhar com menos de 30 jogadores para a Série B

Com jogos mais espaçados e sem parada para a Copa do Mundo, clube aposta em elenco mais enxuto

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 17/02/2026 - 10:28 Atualizado há 2 minutos
Fellipe Mateus deve estar presente já na estreia da Série B - Foto: Celso da Luz/Criciúma
Fellipe Mateus deve estar presente já na estreia da Série B - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma pretende trabalhar o elenco com menos de 30 atletas para a Série B deste ano. A informação foi confirmada pelo executivo de futebol do clube, Thiago Gasparino, após o término da coletiva de apresentação do zagueiro Bruno Alves, nessa segunda-feira (17).

Segundo o executivo, o elenco mais enxuto é por conta do calendário mais espaçado na Série B, que começa entre os dias 20, 21 e 22 de março, e não irá parar durante a Copa do Mundo. Na competição, o Tigre estreia diante do Náutico fora de casa, em Pernambuco.

LEIA MAIS

Ao todo, conforme Gasparino, o time de Eduardo Baptista deve contar, para a Série B, com 25 a 26 jogadores de linha, além dos quatro goleiros (Alisson, Georgemy, Kauã e Pedro).

Atletas lesionados

Cauê Santos será um dos "reforços" da equipe para a Série B - Foto: Celso da Luz/Criciúma

No momento, a equipe carvoeira tem cinco jogadores na lista do departamento médico. São eles: Heitor Roca (lateral-esquerdo), Sandry (volante), Fellipe Mateus (meia), Cauê e Yuri Tanque (atacantes). Entenda a situação por jogador:

  • Heitor Roca: Rompeu o ligamento do joelho em um treino, em junho de 2025. Continua tratamento e deve retornar aos treinamentos no meio de março, podendo estar apto a partir da 3ª ou 4ª rodada da Série B.
  • Sandry: Problema menos grave, deve retornar aos treinamentos ainda nesta, ou na próxima semana.
  • Fellipe Mateus: ainda trata a lesão que o tirou do Catarinense e responde bem. Deve retornar antes do começo da Série B, e será reavaliado para não voltar a sofrer com a lesão.
  • Cauê: Rompeu o tendão de aquiles no jogo de estreia pelo Tigre, em setembro. A expectativa de retorno para a lesão é de 4 a 6 meses. Continua tratamento e deve retornar aos treinamentos no meio de março, podendo estar apto a partir da 3ª ou 4ª rodada da Série B.
  • Yuri Tanque: Teve a mesma lesão de Cauê, mas em seu primeiro treinamento com a equipe. Deve retornar no meio do ano.

Heitor Roca, Cauê e Yuri Tanque irão precisar de cautela nos seus respectivos retornos, por conta da alta chance de lesões musculares decorrentes das lesões sofridas.

Linha defensiva

Aos 34 anos, Bruno Alves chega para o elenco na segunda divisão - Foto: Eric Ducioni/TV Tigre

Para a temporada, Thiago Gasparino ainda confirmou que, com a chegada de Bruno Alves, o Criciúma conta com seis zagueiros disponíveis, sendo dois das categorias de base: Rodrigo, Castán, César Martins, Bruno Alves, Octávio e Erick. Ruan ainda tem idade de base e deve ser menos utilizado no time principal.

Uso da base

Os jogadores com idade de base que atualmente fazem parte do elenco irão se dividir entre a equipe sub-20 e a profissional, para adquirirem ritmo de jogo. Um deles é o atacante Kauã Lira, que retornou após o empréstimo ao Palmeiras, e ainda aprimora a questão física depois de ter disputado a Copinha pelo Alviverde.

A exceção é o centroavante Thales, que, por conta da carência na posição, será aproveitado no time profissional.

Neste ano, o Tigre disputa a Série A do Brasileirão Sub-20, com início no sábado (21), e deve contar com atletas que já tem rodagem na equipe de cima durante a campanha. Fora de casa, a Base Carvoeira inicia a disputa diante do Vitória (BA).

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito