O Criciúma pretende trabalhar o elenco com menos de 30 atletas para a Série B deste ano. A informação foi confirmada pelo executivo de futebol do clube, Thiago Gasparino, após o término da coletiva de apresentação do zagueiro Bruno Alves, nessa segunda-feira (17).
Segundo o executivo, o elenco mais enxuto é por conta do calendário mais espaçado na Série B, que começa entre os dias 20, 21 e 22 de março, e não irá parar durante a Copa do Mundo. Na competição, o Tigre estreia diante do Náutico fora de casa, em Pernambuco.
LEIA MAIS
- Bruno Alves é apresentado pelo Criciúma e fala sobre 'concorrência': 'Quanto mais opções, melhor'
- 'Por amor ou terror': torcida protesta com faixas em frente ao Heriberto Hülse
Ao todo, conforme Gasparino, o time de Eduardo Baptista deve contar, para a Série B, com 25 a 26 jogadores de linha, além dos quatro goleiros (Alisson, Georgemy, Kauã e Pedro).
Atletas lesionados
No momento, a equipe carvoeira tem cinco jogadores na lista do departamento médico. São eles: Heitor Roca (lateral-esquerdo), Sandry (volante), Fellipe Mateus (meia), Cauê e Yuri Tanque (atacantes). Entenda a situação por jogador:
- Heitor Roca: Rompeu o ligamento do joelho em um treino, em junho de 2025. Continua tratamento e deve retornar aos treinamentos no meio de março, podendo estar apto a partir da 3ª ou 4ª rodada da Série B.
- Sandry: Problema menos grave, deve retornar aos treinamentos ainda nesta, ou na próxima semana.
- Fellipe Mateus: ainda trata a lesão que o tirou do Catarinense e responde bem. Deve retornar antes do começo da Série B, e será reavaliado para não voltar a sofrer com a lesão.
- Cauê: Rompeu o tendão de aquiles no jogo de estreia pelo Tigre, em setembro. A expectativa de retorno para a lesão é de 4 a 6 meses. Continua tratamento e deve retornar aos treinamentos no meio de março, podendo estar apto a partir da 3ª ou 4ª rodada da Série B.
- Yuri Tanque: Teve a mesma lesão de Cauê, mas em seu primeiro treinamento com a equipe. Deve retornar no meio do ano.
Heitor Roca, Cauê e Yuri Tanque irão precisar de cautela nos seus respectivos retornos, por conta da alta chance de lesões musculares decorrentes das lesões sofridas.
Linha defensiva
Para a temporada, Thiago Gasparino ainda confirmou que, com a chegada de Bruno Alves, o Criciúma conta com seis zagueiros disponíveis, sendo dois das categorias de base: Rodrigo, Castán, César Martins, Bruno Alves, Octávio e Erick. Ruan ainda tem idade de base e deve ser menos utilizado no time principal.
Uso da base
Os jogadores com idade de base que atualmente fazem parte do elenco irão se dividir entre a equipe sub-20 e a profissional, para adquirirem ritmo de jogo. Um deles é o atacante Kauã Lira, que retornou após o empréstimo ao Palmeiras, e ainda aprimora a questão física depois de ter disputado a Copinha pelo Alviverde.
A exceção é o centroavante Thales, que, por conta da carência na posição, será aproveitado no time profissional.
Neste ano, o Tigre disputa a Série A do Brasileirão Sub-20, com início no sábado (21), e deve contar com atletas que já tem rodagem na equipe de cima durante a campanha. Fora de casa, a Base Carvoeira inicia a disputa diante do Vitória (BA).
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!