Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma pode sediar unidade da Tesla, montadora de carros elétricos

Deputado Daniel Freitas e ministro trabalham na possibilidade da vinda da empresa ao Brasil
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 18/02/2020 - 18:36 Atualizado em 19/02/2020 - 14:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma pode receber uma fábrica montadora da Tesla, empresa automotiva e de armazenamento de energia norte americana que produz carros elétricos. De acordo com o site tecmundo.com.br, o assunto foi tratado pelo deputado federal criciumense, Daniel Freitas (PSL) com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Segundo a publicação, o deputado e o ministro não teriam citado o nome da montadora, mas deixaram claro que era uma empresa das mais valiosas no setor mundialmente. A tecmundo aponta que a informação foi levantada pela NSC e diz que, após o ministro ter convencido a Tesla a vir ao Brasil, em uma reunião que aconteceu no começo da tarde desta terça-feira por videoconferência com um representante da empresa, o próximo passo seria indicar Santa Catarina como destino da montadora.

"Com isso, e caso a Tesla decida realmente construir sua base sul-americana no Brasil, deve haver uma grande concorrência de estados e municípios pela preferência da montadora. A aposta de Santa Catarina, no momento, parece ser Criciúma, mas polos automobilísticos mais estabelecidos no Paraná e São Paulo podem se mostrar concorrentes mais fortes. Nada disso, entretanto, tem confirmação oficial, ficando na dimensão especulativa no momento", cita o tecmundo.

O deputado Daniel Freitas é o autor do projeto de lei 4285/2019 que pretende isentar de IPI e do imposto sobre importação os automóveis que tenham motor acionado, exclusivamente, por energia elétrica. Ele deu uma entrevista para o Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira. Ele falou sobre a possibilidade da instalação da empresa no Brasil. 

"Fizemos primeiro contato com essa empresa e vamos dar andamento a essas tratativas. No segundo momento, vamos tentar atrair para Santa Catarina, é importante que o governo do Estado entre nessa negociação", disse Daniel. O deputado vai marcar com o embaixador dos Estados Unidos uma viagem ao país para tratar do assunto.

"Vou programar uma ida aos Estados Unidos para entender o que precisamos abrir em termos de legislação. Certamente isso será uma vontade de todos os governadores do Brasil. O Chile saiu na frente nessas negociações, mas também estamos interessados", concluiu o deputado. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, Claiton Pacheco Galdino, esteve na reunião por teleconferência com o deputado e também com o ministro Marcos Pontes. "Foi um encontro importante porque o ministro abraçou essa causa, então foi muito bom. Mas ainda estamos numa fase inicial de aproximação, tem que ter calma", apontou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito