Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma no aguardo de 20 mil testes rápidos

Unimed esperava os seus dez mil para sábado. Prefeitura projeta receber os primeiros mil nesta semana
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 06/04/2020 - 16:33 Atualizado em 06/04/2020 - 16:36
Secretário Acélio Casagrande / 4oito / Arquivo
Secretário Acélio Casagrande / 4oito / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quanto mais testes, mais casos de Covid-19 deverão, por lógica, estar diagnosticados. Assim, a chamada subnotificação estaria sendo minimizada. Partindo deste princípio é que Criciúma aguarda a chegada das duas maiores remessas de testes rápidos encomendados: 10 mil pela prefeitura e 10 mil da Unimed.

"Estamos aguardando a chegada de mil até quarta ou quinta-feira, já foi faturado na semana passada. Estamos com os critérios prontos, de que forma será", assinalou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. "A princípio, para profissionais que atuam na saúde", referiu. A remessa que está chegando é a primeira, ainda com a menor parte da carga contratada. "Mil agora e mais nove mil ao longo de abril", destacou.

Na Unimed, a compra também foi de dez mil unidades do teste, que a cooperativa de médicos esperava ter recebido no fim de semana. "Os dez mil testes que nós compramos não chegaram no sábado como previsto. Esperado, burocracia do Brasil, o nosso modelo portuário, mas há uma promessa do representante que chegue amanhã ou mais tardar quinta-feira", salientou o médico Leandro Avany Nunes, diretor da Unimed Criciúma.

Esses testes servirão para amenizar a preocupação em relação aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. "Com certeza, uma grande preocupação. Eles estão à frente, já existem profissionais doentes inclusive, nossa preocupação é protege-los, procuramos não deixar faltar EPIs, buscamos dar apoio, nesse momento eles são fundamentais para sustentar o sistema não somente de avaliação, mas o que vem pela frente", observou o secretário de Saúde. "Estamos com 27 casos positivados em Criciúma, nove recuperados e mais de 260 coletas feitas. Dessas 260 temos esses 27 casos positivos", finalizou.

Ouça a entrevista do secretário à reportagem do 4oito no podcast:

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito