Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma continua com baixa procura de vacinas contra a gripe e sarampo

A campanha de imunização encerra na próxima sexta-feira, dia 3. Estado ampliou público-alvo
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 27/05/2022 - 16:35 Atualizado em 27/05/2022 - 17:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe e o sarampo, a busca pela imunização continua baixa em Criciúma. Somente 30% das crianças entre seis meses a cinco anos, público-alvo da iniciativa, foram vacinadas contra a gripe. O grupo prioritário mais avançado é o que engloba os trabalhadores de saúde, com 75% de cobertura. 

O índice global de vacinação para sarampo, em Criciúma, está em 46% e, para gripe (influenza), está 44%. 

coordenador da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Samuel Bucco, acredita que o percentual até a data final da campanha, que será na sexta-feira, dia 3 de junho, não será atingido no município. "Historicamente, a gente não vem atingindo os índices da campanha da influenza. Atingimos apenas em 2018 e, de lá para cá, não mais conseguimos alcançar esses patamares. Entendemos que as pessoas estão com dificuldades de ir até os postos de vacinas, porém, a adesão popular é fundamental", comenta. 

A partir da segunda-feira, dia 6, os postos de saúde que ainda tiverem doses da vacina contra a gripe, poderão oferecer à população, independente do grupo prioritário. "Se as pessoas não tiverem a consciência de buscar e fazer o seu papel, nós não conseguiremos atingir a meta e o objetivo principal, que é reduzir a circulação desses vírus", finaliza Bucco. 

Estado amplia grupos prioritários contemplados

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em conjunto com as secretarias municipais de saúde, decidiram ampliar o público-alvo, em virtude da baixa procura. A partir desta sexta, 27, além dos grupos prioritários, já elencados para receber as vacinas, também poderão ser vacinadas crianças de 5 a 11 anos de idade e todos os trabalhadores da saúde, como médicos veterinários, profissionais de educação física, entre outros, mesmo que não atuem em estabelecimentos de assistência e vigilância. 

A decisão de ampliação dos grupos prioritários foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta quinta-feira, 26, e foi motivada pela grande quantidade de vacinas disponíveis nos municípios e a baixa procura até o momento. A Campanha de Vacinação contra a gripe e o sarampo teve início no dia 4 de abril e segue até o dia 03 de junho, uma sexta-feira. 

Em seguida, na segunda-feira subsequente, dia 6, a vacina contra a gripe será liberada para toda a população. No caso da vacina contra o sarampo, as doses seguem disponíveis nos postos de saúde para aplicação de rotina, seguindo o Calendário Nacional.

Faltando pouco mais de uma semana para o término da Campanha de Vacinação, a cobertura vacinal alcançada, até este momento, está muito abaixo do esperado. Para a gripe, as pouco mais de 987 mil doses aplicadas equivalem a 36,4% da população alvo, estimada em 2.711.142 pessoas. Considerando apenas o público prioritário (crianças, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores de saúde, professores e povos indígenas), a cobertura é de apenas 45,6%, sendo que a meta a ser alcançada é de 90% (tabela 1).

Já a vacina contra o sarampo, além de prevenir a doença, responsável por sérias complicações à saúde, permite interromper a circulação do vírus, minimizando o risco de surtos”, explica a gerente.

A gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho, reforça a importância da participação da população nas campanhas. “A vacinação contra a gripe tem como principal objetivo prevenir complicações e mortes em decorrência da doença e é de extrema importância, principalmente para os mais vulneráveis, que estão nos grupos prioritários.

A Secretaria de Saúde ressalta que o alcance de elevadas coberturas vacinais pode, como consequência, reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde provocados pelos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, cujo vírus Influenza foi responsável por 157 hospitalizações e 28 óbitos somente neste ano. 

Confira os grupos prioritários que fazem parte da campanha de vacinação deste ano:

 Gripe

- Idosos com 60 anos ou mais;
- Trabalhadores da saúde;
- Crianças de 6 meses a menores de 12 anos;
- Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
- Indígenas;
- Professores;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo;
- Trabalhadores portuários;
- Forças de segurança e salvamento e forças armadas;
- Funcionários do sistema prisional;
- População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 Sarampo

- Trabalhadores da saúde;
- Crianças de 6 meses a menores de 12 anos. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito