Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carmen Zanotto: "Ninguém quer fechar o hospital, mas precisa ter critério"

Política Hospitalar Catarinense será revista, diz a secretária de Saúde
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 02/05/2023 - 10:05 Atualizado em 02/05/2023 - 10:16
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após momentos de tensão em relação ao fechamando da materninade do Hospital São Donato, em Içara, as negociações seguem em andamento. Foi decidido, no último momento, que a unidade não irá fechar. A questão não é isolada e, por isso, será necessário fazer a revisão da Política Hospitalar Catarinense (PHC), de acordo com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto

"Nós estamos com um conjunto seis hospitais em Santa Catarina que, além de estarem recebendo a PHC e de terem os leitos habilitados pelo Ministério da Saúde, também estavam recebendo convênios separados", afirmou. "Para alguns, nós já temos a solução. Por exemplo, em Imbituba foi feita a revisão da Política Hospitalar Catarinense, e ele mudou de porte, porque tinha direito, assim como a questão do hospital de Içara e de Laguna", completou. 

Ouça no Plenário:

Nesta quarta-feira (3), haverá uma reunião com as equipes das três esferas de governo para discutir os pontos positivos da política hospitalar, mas também "apontar as fragilidades e questões que ocorreram, em especial, no último ano", disse a secretária. Dessa forma, o HSD será uma das primeiras unidades a passar pela revisão.

"A situação do São Donato nós já haviamos informados há mais de 15 dias. Porém, o hospital só aceitava o nosso compromisso assumido com a prefeita, se eu mandasse por escrito. Eu mandei por escrito, foi o que aconteceu. Vamos continuar trabalhando com o HSD até chegar numa posição clara de atendimento do São Donato como se atende aos demais prestadores de serviço do estado", esclareceu.

Quanto aos valores retroativos a serem recebidos pela unidade - R$ 300 mil mensais desde janeiro -, a secretária disse que "só será pactuado se realmente o hospital tiver direito". As condições estão previstas em uma portaria portaria publicada pelo Governo do Estado. "Ninguém quer fechar o hospital. Nós precisamos de leitos UTI e de partos. Mas também preciso ter um critério. Não posso responder amanhã para o controle externo porque eu trato diferente apenas seis hospitais no conjunto da PHC", enfatizou Carmen.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito