Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Candidatos do Sul recebem principais pautas da região

Encontro acontece, na noite de hoje, na ACIC, e é aberto para todos
Por Francieli Oliveira Criciúma, 13/09/2018 - 09:06

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os candidatos que representam o Sul de Santa Catarina em busca de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados receberão, nesta noite, dois documentos importantes que elencam as principais prioridades da região e que precisarão ser defendidas pelos eleitos junto ao Poder Executivo. O evento acontecerá na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), a partir das 18h360min, de hoje, e é organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), juntamente com as associações que representam os municípios do Sul.
O documento, denominado de Cartilha Voz Única, será entregue a todos os candidatos presentes. O material “O que SC precisa?”, elaborado pela Facisc, conta com 702 demandas da classe produtiva que compõem o Programa Voz Única, que já está na terceira edição. As 146 associações empresariais participaram com o envio de pautas elencadas nas entidades com foco no desenvolvimento regional, o que dá uma ampla visão do panorama estadual.
Entre as necessidades levantadas pelas associações empresariais do Sul estão sugestões e prioridades das áreas de infraestrutura, tributária, saúde, segurança e outros. Essas demandas integram o Voz Única, que tem o propósito de disponibilizar para a sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas do estado do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Também informa o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades, e auxilia os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo.

“Este evento é um momento ímpar para levar aos candidatos as nossas reivindicações e demandas e também comprometê-los com a nossa região”, frisa o presidente da ACIC, Moacir Dagostin.
O evento contará com a participação de candidatos, líderes empresariais, empresários e formadores de opinião. Além de Criciúma, as cidades de Florianópolis, Lages, Ituporanga, São Bento do Sul, Blumenau, Joinville, Chapecó, São Miguel do Oeste e Caçador também farão o lançamento da Cartilha.

Centro de Inovação entre as prioridades

“Foram elencadas cinco prioridades em cada regional da Facisc. Para o evento desta quinta-feira estaremos entregando os pleitos da regional Sul e Extremo Sul, que destacam a construção do Centro de Inovação de Criciúma, a conclusão da Serra da Rocinha, a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional, a estadualização do Hospital Materno Infantil e a elaboração do plano de desenvolvimento regional”, ressalta o vice-presidente da Regional Extremo Sul da Facisc, Filipe Pavei.
“O Voz Única é um instrumento de fortalecimento da democracia, onde nós conseguimos levantar e expor, na visão empresarial, o que o nosso estado precisa para continuar se desenvolvendo, sempre priorizando o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda”, reforça o presidente da Facisc, Jonny Zulauf.

Voto regional

Em paralelo as ações do Voz Única, as associações empresariais do Sul também promovem a campanha Do Sul pelo Sul para conscientizar a população a votar em candidatos da região.

Prefeitos elencam prioridades em carta aberta

Durante o evento realizado na ACIC, os candidatos também receberão uma carta aberta emitida pelos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O documento será encaminhado ao presidente da associação empresarial criciumense, que por sua vez fará a entrega.

Os prefeitos ainda reforçam a importância do voto regional e deixam pré-agendado uma assembleia geral da associação, desta vez, com os eleitos. “Através da carta poderemos estabelecer nossas principais prioridades elencando temas que necessitam de ações legislativas, políticas e administrativas, visando promover o desenvolvimento regional e a melhora da qualidade de vida nas cidades”, define o presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão.

A carta destaca o plano de desenvolvimento regional, a modernização da infraestrutura, a retomada do desenvolvimento econômico e pede a concretização do Centro de Inovação.

Entre os pedidos também estão pautas que podem ser tratadas diretamente pelo Legislativo como a revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os gastos públicos; votação do PL 461/2017, que trata sobre o Imposto Sobre Serviço (ISS); implantação da sistemática das transferências de recursos voluntários da União e de emendas parlamentares através de “Fundo a Fundo” e a imediata redução das taxas cobradas pela Caixa Econômica Federal, instituição financeira mandatária dos contratos de repasse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito