Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara vota PL que exige climatização nos ônibus

Proposição do vereador Dailto Feuser recebeu parecer pela ilegalidade, mas vai a plenário hoje
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 25/03/2019 - 07:39 Atualizado em 25/03/2019 - 08:57
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo
Foto: Daniel Burigo / A Tribuna / Arquivo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Está na Ordem do Dia da sessão da Câmara de Vereadores de Criciúma, para única discussão e votação, o Projeto de Lei 004/2019 que dispõe sobre a obrigatoriedade de as empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo do município instalarem, em pelo menos 50% de seus ônibus, aparelhos de ar-condicionado. O PL é de autoria do vereador Dailto Feuser (PSDB).

Em sua justificativa, o parlamentar aponta que o seu objetivo com a criação da lei é dar mais comodidade ao cidadão que utiliza o transporte público, além de incentivar mais pessoas a utilizar o meio alternativo.

“As concessionárias que exploram a atividade de transporte coletivo prestam serviço relevante de utilidade pública, principalmente na qualidade e melhoria do trânsito no âmbito municipal. O projeto de lei apresentado tem o intuito de dar comodidade aos usuários e servirá de atrativo para que se utilize o transporte coletivo”, diz parte da justificativa.

“As pessoas estariam agraciadas, melhorando as condições da viagem e evitando o atual desconforto, principalmente em dias de temperaturas elevadas”, acrescenta o vereador em seu texto de apresentação aos demais colegas, no qual pede a aprovação do PL. 

Reclamação recorrente

A falta de climatização nos ônibus que fazem o serviço de transporte público em Criciúma é uma das principais reclamações da população usuária. Neste verão de 2019, quando as temperaturas bateram recorde em Criciúma, a situação voltou a ser discutida.

Reportagem do A Tribuna retratou o tema e trouxe o relato de diversos passageiros sobre a dificuldade de concluir trajetos pela cidade por conta das altas temperaturas dentro dos ônibus, especialmente em horários de pico, quando os veículos estão lotados. 

Os usuários afirmaram que o valor da passagem é alto e que o serviço de climatização deveria ser oferecido. Em Criciúma, a pessoa que faz uso do cartão Criciumacard Cidadão paga R$ 3,90 a passagem. Já quem opta por pagar na catraca precisa desembolsar R$ 4,25. Estudantes pagam meia. 

Parecer de ilegalidade

O PL de Feuser chega para a votação do plenário hoje com parecer de ilegalidade e inconstitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Os vereadores ocupantes da comissão relatam que entendem ser de interesse público a discussão colocada, mas, seguindo orientação da assessoria jurídica, afirmam que a proposição deveria partir do Poder Executivo, neste caso, do prefeito Clésio Salvaro (PSDB). 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito