Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara vota parcelamento da dívida do Criciumaprev na próxima sessão

Valor acumulado de repasses não feitos pela Prefeitura ao instituto soma aproximadamente R$ 37 milhões no último ano
Por Bruna Borges Criciúma, 07/12/2018 - 07:14
Arquivo (Daniel Búrigo / A Tribuna)
Arquivo (Daniel Búrigo / A Tribuna)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Vereadores de Criciúma faz na próxima semana suas últimas sessões do ano antes do recesso e deve apreciar na segunda-feira o pedido de parcelamento da dívida da Prefeitura com o Instituto de Previdência dos servidores de Criciúma, o Criciumaprev. 

De acordo com a presidente do Conselho Administrativo do instituto, Patricia Bonfante, o valor dos repasses não feitos pela Administração Municipal no último ano gira em torno de R$ 37 milhões e é esse montante que deverá ser parcelado agora.

A Prefeitura já paga atualmente a dívida de aproximadamente 20 anos de acúmulo de repasses não efetuados ao Criciumaprev. Esse parcelamento foi aprovado no último ano pelos vereadores e deve ser pago em 200 vezes. “Mas esse novo parcelamento será em 60 vezes, porque a lei foi alterada”, explica o secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso. 

Conselho não foi consultado

O Município deve protocolar o pedido de parcelamento no Legislativo ainda hoje. A atitude preocupa o Conselho Administrativo. “A última vez que o parcelamento não passou pelo conselho antes de ir para a Câmara acabou dando confusão e depois a sessão foi anulada”, relembra Patricia.

“Mas não fomos convocados para analisar esse parcelamento, eu fiquei surpresa quando soube pela imprensa. E nós já realizamos a nossa última reunião, que foi ontem (quarta-feira), agora é preciso chamar uma reunião extraordinária e tem o prazo de cinco dias para a convocação”, complementa a presidente do conselho. 

Expectativa por estudo de longevidade

Mais do que o parcelamento da dívida antiga e atual, o que preocupa tanto os servidores, quanto o Poder Executivo é a saúde financeira do instituto para continuar pagando os benefícios aos aposentados do Município. 

Estudo feito pelo Observatório Social apontou que, caso a situação não seja normalizada e a Prefeitura não consiga pagar em dia os valores de sua responsabilidade, o instituto poderá quebrar. 

A possibilidade preocupante resultou na formação de uma equipe multisetorial, integrada por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acic, Observatório Social e demais entidades. 

“Essa comissão está analisando qual seria a viabilidade para a recuperação do Criciumaprev, na verdade, estamos buscando alternativas para garantir a longevidade do instituto. Uma opção seria incluir a transferência de ativos para diminuir esse déficit que existe hoje”, comenta Cardoso.

A intenção do Executivo Municipal é de apresentar esse projeto de viabilidade ainda este ano. “Queríamos apresentar junto com o pedido de parcelamento, mas estamos dependendo de cálculos atuariais que ainda não nos foram repassados”, afirma o secretário. “Como medida antecipatória, vamos propor o parcelamento, mas posteriormente vamos apresentar esse estudo. Se possível, ainda este ano”, enfatiza Cardoso.

Uma solução permanente é, segundo Patricia, o que aguardam os servidores. “Com esse novo parcelamento, a Prefeitura ano que vem vai ter duas parcelas para pagar. E acaba que isso virou uma prática comum, passa o ano sem fazer o repasse devido e no fim do ano acaba parcelando. Se continuar assim, vamos ter no próximo três parcelamentos, depois quatro e o bolo vai crescendo”, comenta a presidente do conselho. 


 

Tags: Parcelamento

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito