Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Câmara aprova moção de repúdio aos pedágios

Vereadores discutiram o impacto da privatização do trecho sul da BR-101 para Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/10/2019 - 18:38 Atualizado em 28/10/2019 - 18:41
Vereador Paulo Ferrarezi / Divulgação
Vereador Paulo Ferrarezi / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Câmara de Criciúma aprovou na tarde desta segunda-feira, 28, moção de repúdio proposta pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB) contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por conta da instalação de quatro praças de pedágio no trecho sul da BR-101, prevista para 2020. "A partir do momento em que o cidadão da região sair de casa para o trabalho, o transporte, para trazer dinheiro para a nossa região, às vezes ele acaba pagando mais de pedágio que o próprio combustível", lembrou o autor.

Ferrarezi criticou o Ministério da Infraestrutura, responsável pelo processo, e mencionou o empobrecimento da região. "Quando o ministro diz que não tem mais o que fazer, pois se mexer no edital vão mais dois anos para novo encaminhamento, isso nos interessa. Se a nossa região em vez de enriquecer é a que está mais empobrecida. É por isso essa moção de repúdio. Esse ministério que nos envergonha", disparou. "Isso vai destruir o poder econômico do trabalhador da nossa região. Isso nos entristece pois o sul cai no empobrecimento, pagando mais que outras regiões", complementou.

O vereador criticou, ainda, os deputados da região. "Pouca manifestação dos nossos deputados federais, acreditava que teria mais pressão. Não percebemos manifestação dos nossos defensores em nível estadual e federal. Isso nos entristece, pois nossa classe política precisa de mais representação", afirmou.

O vereador Julio Kaminski (PSDB), assegurando seu voto a favor da moção, lembrou que a proposta atual indica valor sugerido de pedágio de R$ 5,23 por praça. "O edital dá um direcionamento que acaba agravando a nossa situação com relação ao custo extremamente elevado. Parece-nos que o debate maior está em cima do edital e não propriamente do valor. Se o edital fosse tratado igualmente à região norte, teríamos um valor pequeno, em torno de R$ 2,70", ponderou.

A moção foi aprovada por unanimidade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito