Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bodas de Pérola do Gemellaggio de Urussanga com Longarone

Presidente da comissão que organiza festejos, Luiz Antonio Fabro escreve sobre a assinatura do pacto em 1992
Por Redação Urussanga, SC, 15/04/2022 - 14:45 Atualizado em 15/04/2022 - 15:24
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Luiz Antonio Fabro, presidente da Comissão Organizadora para Comemoração do 30º Aniversario do Gemellaggio. Como Vereador e 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal foi o Tesoureiro da Comissão Organizadora em Urussanga e compôs a Delegação Oficial para assinatura em Longarone. 

Em 1992, Urussanga teve a oportunidade de ser agraciada com um elo que a uniria a Longarone, duas cidades tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas, o Gemellaggio. O que podemos constatar desde o firmamento desse acordo até hoje é uma desinformação do cidadão urussanguense sobre o assunto, quais os benefícios que o Gemellaggio traz para Urussanga, e, de igual forma, para Longarone.

O significado do Gemellaggio, segundo as fontes, é o “acordo selado entre cidades de nações diferentes que facilita o acesso a informações, a troca de experiências, a elaboração de projetos e a cooperação econômica e cultural”. 

A intenção dos urussanguenses naquele momento, com esse acordo, era encontrar as raízes dos antepassados. Uma busca pelas origens. Laços estabelecidos e emoções à parte, já se passaram 30 anos e é hora de se pensar como esse acordo pode ser melhorado. 

Nestes trinta anos, várias foram às viagens feitas pelas comitivas oficiais de Urussanga e Longarone. Por aqui alguns acham que o pacto valeu a pena, outros acham que é desperdício de dinheiro público, que só proporciona pranzi e cena (almoços e jantas) aos diretamente envolvidos. Depende da ótica com que cada um avalia, mas quando falamos de dinheiro público, um melhor aprofundamento em relação à questão é necessário.

Tivemos avanços em algumas atividades, como o estímulo para os  urussanguenses buscarem a dupla cidadania (apesar de custar caro e demorar muito) e conseguirem adentrar na exigente Europa sem maiores problemas, encontrando lá sua fonte de renda nas gelaterias; intercâmbio para estudantes aprofundarem seus conhecimentos em diversas áreas; aprimoramento e fortalecimento dos laços culturais dentre outras, todavia, a distribuição destas conquistas gera dúvidas quanto aos critérios adotados, pois o cidadão-comum de Urussanga não conhece os trâmites para se utilizar dessas oportunidades que o Gemellaggio proporciona. 

Fica então uma inquietação: Como poderemos “explorar” mais esse acordo para ampliar os conhecimentos na área do turismo observando-se que o povo italiano conhece muito bem esta atividade? Como direcionar as atenções para os benefícios que a indústria, o comércio e outros setores podem obter com o acordo que já completa 30 anos? Enfim, o que Longarone pode oferecer? E nós, o que podemos oferecer em contrapartida?

Ainda podemos avançar muito, e o Poder Executivo Municipal, através do seu Prefeito, a Câmara Municipal, através de seus Vereadores, as Associações Culturais, a Associação Industrial – ACIU e a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL devem estabelecer o que essa coalizão poderá nos trazer nos próximos anos. A melhor forma para encaminharmos este debate é provocando os entes citados acima para tomar a frente dessa discussão, para que os próximos anos tragam aos envolvidos, urussanguenses e longaronenses, muito mais retornos e realizações.

Precisamos unir esforços para corrigir os rumos que queremos dar para este pacto de amizade. Ainda dá tempo! 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito