Uma baleia de aproximadamente 9 metros de comprimento, foi encontrada encalhada sem vida na Praia da Vila, em Imbituba, nesta sexta-feira (26). As ações foram realizadas pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) com o apoio da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) e da prefeitura de Imbituba.
Por conta do tamanho do animal foi preciso a utilização de uma retroescavadeira concedida pela Prefeitura de Imbituba. Após a realização do controle da área foi feito a extração de amostras enviadas para análise laboratoriais.
LEIA MAIS
- Segunda baleia é encontrada morta em menos de 48h em Jaguaruna
- Baleia de 15 metros é encontrada morta no litoral de SC
- Geovania tenta levar projeto da APA da Baleia Franca à votação em Brasília
Causa da morte não foi determinada
Depois das equipes realizarem a avaliação da carcaça, foi confirmado que o animal se tratava de uma baleia-jubarte fêmea. Por conta do avançado estágio de decomposição que o animal foi encontrado, não foi possível determinar a causa da morte durante a necropsia.
Após a conclusão dos trabalhos técnicos, a destinação da carcaça ficará sob responsabilidade da Prefeitura de Imbituba, que realizará o enterro do animal em local apropriado.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!