A retrofit, técnica que moderniza e dá novos usos a edifícios antigos, é o tema central do 4º Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, que acontece nesta terça-feira (04) e quarta-feira (05) na Unesc, em Criciúma. O presidente do CAU/SC, Carlos Alberto, explica que a retrofit vai além de uma simples reforma. “É uma forma de reaproveitar prédios antigos, muitas vezes abandonados, transformando-os em espaços úteis e sustentáveis, com novas funções e vida urbana”, destaca.
Segundo ele, a Retrofit tem se tornado um novo modelo de negócio da construção civil, unindo economia e sustentabilidade. “Você trabalha em locais que já têm infraestrutura pronta, gasta menos recursos e ainda ajuda a revitalizar áreas centrais das cidades”, afirmou.
A prática, que já é comum em grandes centros europeus, começa a ganhar força também em Santa Catarina, impulsionada por leis recentes em Florianópolis e Criciúma.
O congresso, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), reúne profissionais e estudantes até amanhã, quarta-feira (05) com debates sobre planejamento urbano, habitação e inovação sustentável.
Ouça na íntegra a entrevista com presidente do CAU/SC, Carlos Alberto:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!