O nascimento da pequena Helena entrou para a história do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma. A bebê simbolizou o marco de 20 mil partos realizados na unidade desde a reinauguração, em dezembro de 2018, consolidando o hospital como uma das principais referências em atendimento materno-infantil em Santa Catarina.
Desde então, o Hmisc já contabiliza 20.228 nascimentos, sendo 9.262 meninas e 10.966 meninos. Para a gerente de enfermagem da unidade, Luana Ferrarini Ferrarezi, o número vai além da estatística. “Os 20 mil partos representam histórias, famílias e vidas que passaram pelo cuidado do Hmisc. Esse marco traduz a excelência assistencial e consolida a instituição como referência estadual no atendimento à gestação de alto risco”, destaca.
LEIA MAIS:
- Túneis do Morro dos Cavalos devem ser entregues em 2030
- Poste ‘no meio da rua’ vira obstáculo inusitado em cidade de SC
Helena nasceu à 0h28 de sábado (31), sob aplausos e comemoração da equipe de plantão. Pesando 3,2 quilos e medindo 51 centímetros, a bebê é filha de Gisele Ferreira de Souza e Matheus de Souza Martins, moradores do bairro Wosocris, em Criciúma. Gisele deu entrada no hospital ainda na noite de sexta-feira (30), já em trabalho de parto.
Entre os diferenciais do atendimento prestado pelo Hmisc está o uso de técnicas humanizadas durante o trabalho de parto. Segundo a coordenadora de enfermagem, Anne Kamillis Prudêncio Dias, Gisele utilizou a bola suíça, recurso que auxilia no alívio da dor, melhora a mobilidade pélvica, reduz a ansiedade e favorece o encaixe do bebê. O resultado foi um parto normal, com mãe e filha saudáveis, que já receberam alta e estão em casa.
Participaram do plantão que realizou o parto histórico a residente Manoela Baú de Oliveira, a médica obstetra Iolanda de Souza Honorato, a pediatra Maitê Fiegenbaum, a enfermeira Bruna Vitória Arruda e as técnicas de enfermagem Elaine Alves de Oliveira, Rosinete dos Santos e Márcia Daniela Cizesck.
Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina atende gestantes de Criciúma e de toda a região, com foco especial em casos de alto risco, aliando estrutura especializada e cuidado humanizado.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!