Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Operação busca conter furtos de fios em Criciúma

Ações conjuntas da Celesc e forças de segurança tentam frear prejuízos

Por Sophia Rabelo 06/11/2025 - 08:39 Atualizado há meio minuto
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma operação conjunta entre a Celesc e as forças de segurança está em andamento para combater o aumento dos furtos de cabos elétricos em Criciúma. De acordo com o gerente regional da Celesc em Criciúma, Marcelo de Vila Oliveira, a prática tem causado prejuízos à empresa e interrupções frequentes no fornecimento de energia.“Os bairros que estão sendo mais afetados com os furtos de condutores são o Rio Maina, a Cidade Mineira e o São Francisco. Na última semana de outubro, tivemos 600 quilos de cabos furtados. Em setembro, foram 85 ocorrências, com 2.600 quilos de cobre levados”, informou Marcelo.

Segundo ele, os furtos têm ocorrido com frequência quase diária. “É uma média de três ocorrências por dia nos últimos quatro meses. Isso gera um transtorno grande, porque precisamos repor os cabos e restabelecer o fornecimento, o que pode levar de quatro a cinco horas”, explicou.

A Celesc tem adotado medidas para reduzir o impacto do crime, substituindo os cabos de cobre por outros materiais sem valor de revenda. “Toda vez que fazemos a reposição, colocamos cabos que não têm valor agregado, para desestimular o furto. Mas esse processo leva tempo, porque exige troca de postes e investimento em melhorias”, destacou o gerente.

Marcelo afirmou ainda que a Celesc mantém diálogo com a polícia e o Ministério Público para buscar soluções mais efetivas. “Estamos traçando estratégias com as forças de segurança para conseguir combater esses furtos na região. A polícia vem investigando e tratando o caso com atenção”, concluiu.

Ouça na íntegra a entrevista com o gerente regional da Celesc em Criciúma, Marcelo de Vila Oliveira:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito