Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Audiência Pública reforça preocupação com a Saúde Mental Materna

Encaminhamentos visam contribuir com mais políticas públicas para as mulheres
Por Redação Criciúma, SC, 04/05/2023 - 08:41
Foto: Haudrey Maffiolete/Câmara de Vereadores
Foto: Haudrey Maffiolete/Câmara de Vereadores

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Saúde Mental Materna foi o tema principal da Audiência Pública realizada na noite dessa quarta-feira (3) na Câmara de Vereadores de Criciúma. Psicólogas, advogadas e principalmente mães, tiveram a oportunidade de colocar na pauta suas experiências na maternidade e provocar para que situações que acontecem no dia a dia possam ser mudadas.

A audiência proposta pela vereadora Giovana Mondardo trouxe pontos a serem melhorados nesta área. "A saúde mental das mães é um dos temas centrais do mês de maio e queremos ampliar a discussão de mais ações voltadas para as mulheres que na maioria das vezes enfrentam jornadas duplas de trabalho e passaram por sintomas recorrentes após a gravidez", explicou.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da Campanha Maio Furta-Cor no Sul de Santa Catarina, Ananda Figueiredo, o adoecimento das mães é um dos problemas que as mulheres mais enfrentam. "Temos que parar de ver somente a maternidade romântica, nós estamos perdendo mães e filhos e faço um pedido para que a gente possa se cuidar também, não somente cuidar dos outros", pontuou.

Campanha em todo o mundo

O Maio Furta-Cor é uma campanha que conta com mais de 300 representantes em 12 países de quatro continentes. Foi elaborado no ano de 2020, durante a pandemia da covid-19 e conta com atuantes em todas as regiões do Brasil. "Esse é um tema de extrema importância e percebemos a exaustão materna que leva a sintomas como a depressão e ansiedade. Precisamos desconstruir tabus e formar redes de apoio e com isso, convidamos a enxergar além do papel romantizado", destacou Juliana Freese, secretária da Campanha Maio Furta-Cor no Sul Catarinense.

Relato de mãe

Mariane Fernandes Machado é mãe do Joaquim e da Maitê e durante a audiência pontuou sobre algumas das situações que enfrentou após o nascimento dos filhos. "As pessoas não viam o buraco que eu estava me enfiando e graças ao apoio de uma agente comunitária de saúde fui buscar atendimento psiquiátrico no qual estou até hoje", destacou.

Ela afirma ainda que as mães precisam de um olhar mais saudável. "Eu amo meus filhos, vivo por eles, mas precisamos ser cuidadas, se não não percebemos as situações que estamos sendo conduzidas e com isso negligenciamos os nossos cuidados", finalizou.

PL visa comemorar data em Criciúma

Nos encaminhamentos propostos pela audiência pública, estão o protocolo de um projeto de Lei para que seja instituído o mês Maio Furta-Cor em Criciúma, com atividades de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de pessoas gestantes e puérperas.

Também ficou definido como encaminhamento, a ampliação do serviço de psicologia para as mães e ampliação da discussão sobre saúde mental materna em diferentes esferas. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito