Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As histórias dos governantes catarinenses

De hoje até 1º de janeiro A Tribuna, Som Maior e 4oito contam curiosidades e particularidades dos homens que governaram Santa Catarina
Por Francieli Oliveira Criciúma, 23/11/2018 - 07:10
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo/Arquivo A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“De Lauro Müller a Carlos Moisés, os homens que governaram Santa Catarina” agregará às páginas de A Tribuna, 4oito e Rádio Som Maior não somente a história de quem esteve à frente do estado desde a Proclamação da República, em 1889, até os dias atuais, mas também atos que influenciaram ou ainda influenciam a vida dos catarinenses.

O articulista do Jornal A Tribuna e da Rádio Som Maior, Archimedes Naspolini Filho, é o responsável pelas pesquisas e por transcrever os fatos em linhas que proporcionam uma agradável leitura. Em ordem cronológica, Lauro Müller será o primeiro a ser apresentado, na edição de segunda-feira. Carlos Moisés, o governador eleito, terá sua história divulgada na edição de 1º de janeiro, que marcará sua posse. Na edição de hoje, Archimedes relata o período anterior à Proclamação da República dando início à série.
Para o gerente de Conteúdos de A Tribuna, Arthur Lessa, essa série vem ao encontro da linha editorial já adotada em outras oportunidades. “Queremos apresentar para as pessoas, por meio do alcance que temos, a história que nos rodeia. Temos a Praça Nereu Ramos, o município de Lauro Müller, a ponte Pedro Ivo Campos, o estádio Heriberto Hülse, mas quem foram esses homens, foram todos governadores de Santa Catarina”, ratifica Arthur lembrando também que em 2016 o A Tribuna, na época em parceria com o CliAtribuna, levou até os leitores a série Prefeitos de Criciúma e, atualmente, ainda traz a história do Centro Cultural Jorge Zanatta pelos textos do jornalista e editor-chefe Denis Luciano.

O momento escolhido foi justamente pela troca de governo que se aproxima. “E fazia algum tempo que não tínhamos um novo governador, Santa Catarina vem de dois mandatos de Luiz Henrique da Silveira e dois de Raimundo Colombo e, agora, será governado por Carlos Moisés, alguém que não tinha envolvimento com a política”, relata Arthur.

As particularidades de cada um

Para reproduzir a história nas páginas de A Tribuna, Archimedes Naspolini Filho, refez algumas pesquisas já elaboradas por ele, de forma mais didática, para repassar a seus alunos em salas de aula, outras precisaram iniciar do zero. “A gente vai descobrindo particularidades na vida de cada um deles e não só no lado político, mas administrativo também. São 44 governadores ao todo. São homens que exerceram lideranças muito marcantes no estado”, lembra Archimedes.

Lauro Müller, por exemplo, que terá sua história trazida na edição de segunda-feira, foi governador aos 26 anos por ser muito próximo ao Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a República no Brasil. Lauro Müller foi ainda governador outras três vezes.
Outra curiosidade adiantada por Archimedes é sobre Felipe Schmidt. “O sobrenome nos remete a Blumenau, Joinville, região de Braço do Norte, São Pedro de Alcântara e nossa vizinha Forquilhinha, cidades colonizadas por alemães, mas Felipe Schmidt nasceu em Lages”, conta.

E é de Lages a oligarquia Ramos, uma das mais importantes de Santa Catarina, e que fez governador Nereu, Celso, Aristiliano e ainda teve ligação direta com Aderbal Ramos da Silva.
Outro fato que chama atenção é que apesar de tanta história, Santa Catarina vive um período inédito, já que nenhum dos outros 43 governadores têm história parecida com a de Carlos Moisés da Silva (PSL). Iniciou a disputa como desconhecido e praticamente sem chances, mas deixou para trás, ainda no primeiro turno, o forte MDB, e venceu Gelson Merisio (PSD) no segundo turno.

As histórias serão contadas de segunda a sexta-feira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito