Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As definições no governo de Carlos Moisés

Equipe que irá comandar o Estado a partir de janeiro ainda não está totalmente formada
Por Francieli Oliveira Florianópolis, SC, 15/12/2018 - 13:24
Foto: Susi Padilha / Divulgação
Foto: Susi Padilha / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aos poucos, a equipe que irá comandar Santa Catarina a partir de 1º de janeiro está sendo definida. Entre os principais secretários, falta ainda anunciar os titulares da Educação, Agricul-tura e Pesca, Infraestrutura e Mobilida-de, além de parte da estrutura da Segurança Pública que não terá um secretário específico.

Na sexta-feira à noite, o governador eleito Carlos Moisés (PSL) anunciou o nome de Maria Elisa da Silveira de Caro para a pasta de Desenvolvimento Social. Ela se junta aos outros que irão compor a equipe a partir de 2019.

O primeiro nome anunciado não foi de primeiro escalão, mas de Paulo Koerich para o comando-geral da Polícia Civil, dando já uma mostra de que a pasta não teria um secretário, o que foi confirmado com a apresentação da reforma administrativa. A intenção é que a cada ano a pasta seja comandada pelos escolhidos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP).

Alguns dias depois, o anúncio de que Paulo Eli permaneceria na Secretaria da Fazenda e que Leandro Lima também seguirá à frente da Administração Prisional e Socieducativa. Os dois, servidores de carreira, assumiram no início do ano no governo de Eduardo Moreira (MDB).

Para a Saúde, a escolha de um militar. O médico do Corpo de Bombeiros, Helton de Souza Zeferino, irá assumir a partir de janeiro uma das pastas mais desafiadoras do próximo governo. Para adjunto, escolheu o médico de carreira do Estado André Motta Ribeiro. O escolhido para a pasta da Administração é o tenente-coronel Jorge Eduardo Tasca.

O primeiro nome do Sul do Estado foi o do presidente estadual do PSL, Lucas Esmeraldino, que é de Tubarão. Ele comandará o Desenvolvimento Econô-mico Sustentável que passará a abranger também o Turismo.

Para a Casa Civil, Douglas Borba, que teve participação importante na construção da eleição de Moisés. Vinculada a essa pasta estará a Secretaria Executiva de Comunicação, que terá o comando de Ricardo Dias, jornalista de Tubarão e que atualmente reside em Criciúma. Outra pasta vinculada à Casa Civil é a Secretaria Executiva de Articulação Nacional, com sede em Brasília. Para o cargo, mais um nome de Tubarão, Diego Goulart, que é ligado a Lucas Esmeraldino. Para a Casa Militar, o nome do Coronel João Neves.

Nessa semana, o conselho da Celesc aprovou a indicação de Cleicio Poleto Martins. Finalizando, o nome de Rui Godinho é o indicado para a Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte).

O que muda na estrutura do Estado

A reforma administrativa elaborada pela equipe de transição de Carlos Moisés irá para apreciação dos deputados estaduais no início da próxima legislatura, que inicia em fevereiro. Entre as mudanças, a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). A Casa Civil e a Procuradoria-Geral do Estado seguem exercendo seu papel junto ao Governo.

A Defesa Civil passa a integrar o gabinete do governador, na qualidade de uma secretaria executiva. 

A Secretaria de Estado da Comuni-cação (Secom) será integrada à Casa Civil como uma secretaria executiva. Além da extinção das Secretarias de Planejamento e Turismo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito