Quedas de árvores e destelhamento de residências foram registrados pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão em diversos pontos da cidade, especialmente na região da Madre e Padre Silva. Os estragos foram causados, em decorrência do Ciclone Extratropical que atingiu a região Litoral Sul nesta terça (19) e quarta-feira (20).
Entre os incidentes, uma ávore de mais de 20 metros acabou caindo com os ventos fortes. De acordo com o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, a retirada da estrutura irá precisar de um equipemento especial. " A árvore, localizada em uma encosta, já estava inclinada e encostada em outra árvore, que também acabou caindo. Por ser muito grande ,não temos equipamento para essa retirada e vamos precisar de ajuda da Celesc, que vai até lá a região de Padre Silva resolver o problema", relata.
Além disso, mais de 20 árvores foram derrubadas e três ocorrências em residencias foram registradas. "Acreditamos que muitas casas os próprios moradores resolveram o problema dos ventos, mas consguimos auxiliar três famílias com lonas e oferecendo suporte", explica o Secretário.
O trabalho de reparação dos estragos está sendo feita junto com a Secretária de Serviço Públicos e vão continuar nesta quinta-feira (21).
A velocidade mais intensa registrada foi através da estação da Epagri, localizada no bairro São Martinho, que marcou rajadas de até 75,1 km/h. Durante a passagem do ciclone, as equipes da Defesa Civil distribuíram lonas para os destelhados e prestaram assistência às famílias afetadas.
O ciclone está se deslocando para o oceano, diminuindo sua influência e a intensidade dos ventos. A Secretaria segue realizando o monitoramento meteorológico e acompanhando a evolução do quadro. “A Defesa Civil pede que a população mantenha-se atenta a novas atualizações e informe imediatamente qualquer situação de emergência pelo número 199”, reforça o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.