O município de Forquilhinha irá receber, nas próximas semanas, oito oficiais da aeronáutica, que irão avaliar e autorizar a operação da estação meteorológica do Aeroporto Diomício Freitas, instalada e em operação há mais de três meses.
Segundo o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o "Neguinho", a estação será uma das mais importantes de todo o Sul do Brasil. "Acredito que até dezembro já esteja feita essa autorização", informou, em entrevista ao repórter Enio Biz, do Portal 4oito e da Rádio Som Maior.
LEIA MAIS
- De bugios a catingueiros: fauna reaparece com força no Sul de SC
- Forquilhinha quer anunciar retorno dos voos comerciais até março de 2026
- Sede do Saer em Forquilhinha será entregue no começo de 2026, afirma prefeito
A estação meteorológica
Segundo o gestor de segurança operacional do aeroporto, Kastherner Leguizamon, a estação possui um potencial de dar um "diferencial" ao Diomício Freitas. "É uma estação de última geração, chamada Estação Meteorológica de superfície tipo Alfa. Temos 48 em todo o Brasil, e uma delas foi instalada no Diomício Freitas", destacou, ao Portal 4oito.
Diferentemente de outras estações, a de Forquilhinha é 100% autônoma, com todos os seus parâmetros automatizados, com lançamentos de hora em hora. São eles: Direção, Velocidade e Rajada de Vento, Temperatura do Ar e Umidade Relativa do Ar, Temperatura do Deck Superior, Ponto de Orvalho, Pressão Atmosférica, QNH, QFE, QFF, Precipitação Pluviométrica, Altura de Base de Nuvens, Visibilidade, Tempo Presente e Descargas Atmosféricas.
Os boletins meteorológicos também são emitidos automaticamente, sem a necessidade de um operador.
Posteriormente, a estação será capaz, também, de fornecer coordenadas geográficas para os pilotos. "É uma segunda etapa ainda para homologação, mas é uma próxima que vai vir consequente dessa instalação, que é o pouso por auxílios aos instrumentos", explica.
Ainda, Leguizamon confirma que, com o equipamento, não haverá mais o cancelamento de voos por questões meteorólogicas.
Para a avaliação da estação meteorológica, o Diomício Freitas irá receber, dos dias 7 à 14 de dezembro, oito oficiais da Aeronáutica, sendo dois oficiais, dois sargentos e quatro segundos-sargentos.
"Essa vistoria demanda o funcionamento de gerador, circuito primário, vamos fazer todos os testes para ver como é que está a operação da estação, se está tudo de acordo para efetivar essa homologação, finaliza.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!