Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acompanhe a situação dos municípios com a forte chuva que atinge a região (Fotos e vídeos)

Inúmeras ocorrências já foram registradas no Sul de Santa Catarina. Continuidade da precipitação coloca a Defesa Civil em alerta
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 03/05/2022 - 16:49 Atualizado em 03/05/2022 - 18:49
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação
Foto: Lucas Sabino/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Sul está em alerta. A chuva volumosa que atinge a região trouxe danos aos municípios que compõem as associações Carbonífera (Amrec), de Laguna (Amurel) e do Vale do Araranguá (Amesc). A Defesa Civil trabalha na prevenção de ocorrências em pontos críticos como rios, áreas de deslizamento e alagamentos. 

Acompanhe, abaixo, a situação dos municípios do Amrec:

Região Carbonífera (Amrec)

  • Balneário Rincão

Em Balneário Rincão, segundo o coordenador de Defesa Civil, Paulo Amboni, houve diversos danos nas estradas do município e duas residências foram invadidas pela água no bairro Mirassol. O órgão trabalha no monitoramento dos pontos mais críticos. 

Água atingiu residências em Balneário Rincão | Foto: Defesa Civil
  • Cocal do Sul

Em Cocal do Sul, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Gustavo Henrique Périco, apenas uma ocorrência mais crítica foi registrada. No acesso à comunidade de Rio Comprudente houve um deslizamento de terra, que já foi isolado pelo órgão. Os rios também estão cheios no município e o alerta segue para os próximos dias de chuva.

“Estamos em alerta porque há previsão de muita chuva. Temos o ginásio à disposição, mas, por enquanto, não tem nenhum desalojado em Cocal do Sul”, comunica o coordenador da Defesa Civil. 

No acesso à comunidade de Rio Comprudente, um deslizamento | Foto: Defesa Civil 
  • Criciúma

Em Criciúma, cerca de 25 ocorrências foram registradas ao longo do dia. "Nós temos um ponto que requer mais atenção, que é o Sangão. Fora isso, toda a assistência que a gente pode dar ao bairro, está sendo dada", informa o responsável pelo órgão, Fred Gomes. 

Entre as principais ocorrências estão as movimentações de terra, que geram deslizamentos, quedas de muros, árvores e postes.

Acúmulo de água em Criciúma:

Pela manhã, o muro de uma residência desabou no bairro Operária Nova. No pontilhão entre Criciúma e Sangão, há um acúmulo de água na estrada. Por alguns momentos, o trânsito precisou ser interrompido ou reduzido à meia pista. A Defesa Civil segue monitorando os pontos mais críticos do município. 

A mesma ocorrência foi registrada no Rio Maina, São Simão e Boa Vista. 

Muro que desabou no bairro Operária Nova | Foto: Divulgação

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, usou as redes sociais para atualizar a população sobre os trabalhos que estão sendo realizados. Confira:

O município ainda registra diversos pontos com alagamentos, mas que não causam problemas de trafegabilidade. 

  • Forquilhinha

Em Forquilhinha, estradas nos bairros Cidade Alta, Nova York, Ouro Negro, Santa Líbera e São Pedro alagaram. A rodovia Vante Rovaris e a rua Brasil estão interditadas. As informações são da Defesa Civil do município. 

As aulas foram suspensas na manhã desta terça-feira, dia 4, no CEI Ana Paulina, na Sanga do Engenho, CEI Sonho Mágico e EEB José Aléssio, no bairro Cidade Alta. As aulas ficam suspensas para os alunos do Ensino Fundamental até quarta, dia 4.

Sete famílias estão desalojadas no município de Forquilhinha, dessas, cinco estão na E.E.B. José Aléssio e outras duas no bairro Ouro Negro, na residências de familiares. No município, o transporte escolar foi cancelado e, consequentemente, as aulas também. A Defesa Civil trabalha no monitoramento dos pontos críticos. 

Algamentos foram registrados no bairro Cidade Alta | Foto: Defesa Civil
  • Içara

No município de Içara, há ocorrências mais críticas. Houve, na divisa com Morro da Fumaça, na Linha Frasson, a interdição de uma ponte. O trânsito nessa localidade também havia sido interrompido devido ao rio ter transbordado. As informações são do coordenador da Defesa Civil, Vitor Cardoso Dutra. 

Trecho da Linha Frasson, em Içara | Foto: Defesa Civil

“Também há alagamentos pontuais por toda a cidade, algumas situações mais críticas, mas por enquanto é isso. A situação está sob controle”, enfatiza o coordenador. Os rios também estão sendo monitorados em Içara. “Se as projeções estiverem corretas, nós vamos ter muito trabalho durante a tarde e noite”, completa Dutra. 

Conforme informações da assessoria de imprensa:

A Secretaria de Educação de Içara suspendeu as aulas da escola Paulo Rizzieri. Enquanto isso, o transporte escolar dos alunos do bairro Esplanada, que estudam na escola Hercílio Serafin também foi interrompido. Localizada no bairro Boa Vista a Paulo Rizzieri atende 400 alunos que foram impedidos de continuar nas salas de aula por problemas no telhado da instituição. Já a Hercílio Serafin na Vila Alvorada tem 110 estudantes matriculados, desses, 30 precisam se deslocar a partir do bairro Esplanada, por conta de uma ponte na rota do transporte escolar, as aulas para estas crianças foram suspensas, os demais continuam com as aulas mantidas presencialmente, incluindo outras escolas.  

  • Lauro Müller

Na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, quatro quedas de barreiras foram registradas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) nesta terça-feira. As equipes de manutenção da Secretaria de Estado da Infraestrutura já fizeram a limpeza e retirada dos materiais da localidade. O trânsito, que fluía em meia pista, já voltou ao normal. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lauro Mülller, José Roberto Luciano Medeiros, o ponto mais crítico no município é na região de Ipanema, onde fica a Baixadinha. Lá, a área está inundada e os moradores foram alojados em residências de familiares. O Rio Tubarão também está sendo monitorado. 

Comunidade de Baixadinha foi tomada pela água | Foto: Divulgação

Outras ocorrências como deslizamentos de terra e barrancos, além de rachaduras em muros, também foram registradas. “Só danos materiais”, comenta o coordenador da Defesa Civil. 

  • Morro da Fumaça

O coordenador da Defesa Civil de Morro da Fumaça, Natan de Souza, afirma que houve alagamentos no município e, em alguns pontos, os rios acabaram extrapolando a margem e invadindo as ruas. “Nenhum dano material ou humano significativo”, comenta. “Ontem atendemos uma ocorrência de rolamento de rochas. Por prevenção, removemos a família, porque ao longo da noite a situação poderia piorar”, acrescenta. 

Família ficou desalojada em Morro da Fumaça | Foto: Defesa Civil

Ainda conforme o profissional, o Rio Urussanga tem aumentado o nível rapidamente. Por isso, um abrigo está sendo montado pelo município, caso tenha necessidade de ser utilizado pela população nas próximas horas. 

  • Nova Veneza

Em Nova Veneza, os pontos mais críticos estão constantamente sendo vistoriados pela Defesa Civil. Há registros de aumento no nível do Rio Mãe Luiza e alagamentos em alguns locais do município. No Jardim Florença, próximo ao São Bento Baixo, durante a tarde, o trecho de uma rodovia foi tomada pela água. Veja no vídeo abaixo:

As aulas também foram suspensas em Nova Veneza na tarde desta terça-feira e seguem paralisadas nos períodos matutino e vespertino de quarta. A decisão foi tomada em conjunto com a coordenadoria da Defesa Civil do município.

Rio apresenta elevação em Nova Veneza| Foto: Lucas Sabino
  • Orleans

Uma escola está em situação crítica em Orleans, correndo risco de desabamento. Em virtude disso, as aulas foram parcialmente suspensas no município. Além disso, o muro de uma residência está sob monitoramento, com sinais de rachadura. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Samuel Segatto, ao lado de um prédio, uma cratera está sendo observada pelo órgão. 

Além disso, as comunidades de Brusque do Sul e Barracão, no interior, estão isoladas devido aos alagamentos. “Também estamos com uma sobreelevação de cerca de quatro metros nos rios Tubarão, Belo, Novo e Laranjeiras”, explica Segatto.

  • Siderópolis

Foram registrados deslizamentos de terra na Vila São Jorge e no Centro de Siderópolis. A Defesa Civil também tem acompanhado o nível de elevação na Barragem do Rio São Bento. Também houve ocorrências de destelhamento e vazão de rios em estradas. 

“Estamos monitorando a situação. Passamos nesta manhã nas localidades mais do interior, na Barragem do Rio São Bento, no bairro Vila São Jorge , na região central. A princípio as aulas estão mantidas no município”, atualiza o prefeito Franqui Salvaro.

  • Treviso

Em Treviso, ocorrências referentes a alagamentos em estradas do interior e deslizamentos de terra foram registradas. A Defesa Civil se mantém em alerta para as próximas horas. As pontes dos bairros Santa Cruz e Bonassa estão com limitação de acesso e as demais estão sendo monitoradas. 

A frota de máquinas da Secretaria de Obras está desobstruindo bocas de lobos para facilitar o escoamento das águas. As aulas foram suspensas no período matutino desta quarta-feira, dia 4, devido ao aumento no nível dos rios e às más condições de estradas que impossibilitam a passagem do transporte escolar.

Rios estão sendo monitorados pela Defesa Civil em Treviso | Foto: Defesa Civil
  • Urussanga

A Defesa Civil de Urussanga também trabalha no monitoramento dos pontos mais críticos no município. As aulas precisaram ser suspensas na cidade, uma vez que o transporte não consegue passar por algumas localidades com alagamentos. 

Em Araranguá, rio dois metros acima do nível normal

Em Araranguá, o rio está mais de dois metros acima do nível normal. A Defesa Civil do município trabalha no monitoramento. Também há alguns pontos de alagamentos em vias públicas, fato que dificulta o acesso às localidades. Por lá, as aulas também foram suspensas preventivamente, pelo menos, até a quarta-feira, dia 4, feriado de Nossa Senhora Mãe dos Homens. 

“Araranguá é um caso particular, temos a foz do rio que desemboca toda a água que cai em Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, acaba se juntando aqui com o Rio Araranguá. Esses 80 milímetros que choveu na noite de ontem, essa água ainda não chegou aqui. Isso nos deixa em alerta. Ainda não é uma questão de pânico, mas a gente está muito atento”, informa o diretor de Comunicação, Sandro Ramos. 

Em nota, a assessoria de Araranguá emitiu uma nota:

O município de Araranguá está em estado de alerta devido às fortes chuvas. O Rio Araranguá, no momento desta publicação, está 2,25m acima do leito.
 
A administração está pronta para qualquer emergência - e pedimos que todos mantenham atenção máxima durante a noite - sobretudo, nas áreas de maior risco de cheias".

Rio Araranguá está mais de dois metros acima do nível considerado normal | Foto: Divulgação

Veja a situação do Rio Araranguá:

 

No Extremo Sul, a Defesa Civil atualiza as principais ocorrências: 

  •  Araranguá: Voltou a chover com mais intensidade. O rio está com o nível elevado, mas ainda tem fluxo de água e se mantém em curso. Não possui regiões isoladas, mas a Defesa Civil segue em alerta, seguindo os procedimentos;
      
    • Balneário Arroio do Silva: Pequenos pontos de alagamentos pontuais;
      
    • Balneário Gaivota: Tudo dentro da normalidade. Foram realizadas limpezas de valas; 
      
    • Ermo: Nível da água está elevado, porém, até o momento, segue dentro da calha normal;
      
    • Jacinto Machado: Rio continua enchendo, algumas pontes no interior não foram interrompidas pela água. As barragens do Rio Leão e do Rio Bonito estão um pouco acima das cotas normais, mas dentro da normalidade. Existem transtornos causados pela cheia, mas dentro do que era esperado até o momento;
      
    • Maracajá: Equipes fizeram vistorias juntamente ao pessoal da Secretaria de Obras e Agricultura. Rio nas partes baixas já saiu da calha. Algumas estradas já estão interditadas no interior. Rio subiu 60 centímetros, das 8h até as 11h. Uma família teve que ser retirada da residência pelo Corpo de Bombeiros, onde estava encontrava isolada pelas águas;
      
    • Meleiro: Comunidade de Barra do Cedro está isolada, com um total de 377 moradores, desses, há um acamado;
      
    • Morro Grande: Os rios subiram bastante. Somente uma comunidade ficou isolada pela manhã. A chuva continua, mas mais fraca;.
      
    • Passo de Torres: Sem ocorrências;
      
    • Praia Grande: Equipes saíram a campo durante a manhã, a princípio a situação é de atenção e monitoramento. Até o momento, nenhum incidente mais grave e nem comunidades isoladas;
      
    • Santa Rosa do Sul: Situação controlada, com alguns pontos de alagamentos. Uma comunidade isolada, com acesso só para trator;
      
    • São João do Sul: O município tem três abrigos temporários nas principais regiões com históricos de enchentes. Houve ronda em toda região de risco de alagamentos, bairros próximos de encostas e ainda está tudo sob controle, nenhuma região ilhada. Na BR-101, no limite de São João do Sul com Santa Rosa do Sul, no bairro Três Coqueiros, teve um rompimento na pista, mas imediatamente a CCR tomou providências, sinalizou e resolveu o problema;
      
    • Sombrio:  Equipe municipal passou toda manhã em vistoria do município com a prefeita e secretário de Obras do município. Tudo dentro da normalidade. Somente o rio que subiu 80 centímetros, mas permanece dentro da normalidade; 

     • Timbé do Sul: Neste momento, duas comunidades isoladas, com 12 famílias. O nível do rio Serra Velha 1 está bem alto, assim como o nível dos demais rios, dentre eles, o Rocinha, que é o principal e maior do município. Hoje pela manhã saiu fora da calha em um ponto, não causando nenhum dano humano, somente pequenos prejuízos materiais em propriedade privada. Nos demais pontos de áreas de risco houve um pequeno deslizamento de massa em um ponto de estrada rural, mas sem maiores problemas. Em outras áreas, existem pequenas interrupções nas estradas devido às sangas estarem cheias;
      
    • Turvo: No rio Amola Faca, nível bem alto, porém, dentro do curso ainda.

Última atualização: 18h20

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito