Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Honduras

Fauna diversificada, economia baseada na agricultura e uma eliminação brasileira
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 08/09/2019 - 10:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – POPULAÇÃO

Honduras conta com 8,5 milhões de habitantes na atualidade. A maior parte deles fala espanhol, sendo esta a língua oficial, porém, muitos deles falam idiomas nativos, como as antigas línguas maia. Dessa população, a religião dominante é a cristã, sendo católicos e protestantes, poucos judeus e muçulmanos vivem por lá.

2 – ANIMAIS

Crocodilo, javali, suçuarana, tucano e diversas espécies de cobra vivem em Honduras. A fauna do pais centro-americano é rica em insetos, aves e répteis, existem diversas borboletas, escaravelhos, formigas, aranhas e abelhas. A floresta La Mosquita tem 350 mil hectares e abriga uma bela biodiversidade, o morcego cara pálida, que pensavam ter sido extinto, foi visto por lá.

3 – ESTADOS UNIDOS

Por 17 anos Honduras foi um dos integrantes dos Estados Unidos da América Central, junto com Nicarágua, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. A união foi proposta por Francisco Morazán, um herói do país. Até hoje existe a representação na bandeira hondurenha, com cinco estrelas.

4 – ECONOMIA

Honduras é considerado o terceiro país mais pobre da América Central, ficando à frente apenas de Haiti e Guatemala. Honduras é o maior exportador de bananas do mundo, ao lado do Equador. A maior parte da população hondurenha sobrevive da agricultura, com forte exportação de café e camarão.

5 – VULCÕES

Na América Central os vulcões são bem comuns, Honduras é o único país que não possui nenhum deles ativos atualmente. O maior vulcão do país é o Lago Yojoa, que tem 1.090 metros de altitude, já o Ilha Utila é bem baixinho, com apenas 74 metros.

6 – FUTEBOL

A Seleção Hondurenha de Futebol foi campeã da Copa Ouro da Concacaf em 1981, possuem ainda quatro títulos da Copa Centroamericana, em 1993, 1995, 2011 e 2017. Na Copa do Mundo foram três participações, em 1982, 2010 e 2014, não conseguiram vencer nenhuma partida, aliás, nas duas últimas terminaram em penúltimo.

Honduras disputou a Copa América de 2001 e com uma campanha surpreendente conquistaram o terceiro lugar. O destaque foi a vitória de 2 a 0 contra o Brasil, além de passar pelo Uruguai nos pênaltis, na decisão do bronze.

7 – COMIDA

A culinária em Honduras é baseada nos frutos do mar, preparados de diversas formas. As tortilhas, feijão, enchilados, pamonhas de milho, nacatamales e mondongo são outras iguarias bem populares por lá. Uma tortilha de farinha, com feijões fritos, queijo e creme, conhecida por tiro, é outra receita popular no país.

Tags: Honduras

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito