Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Austrália

Grande Barreira de Corais e cangurus marcam este país da Oceania
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 03/02/2019 - 10:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – ABORÍGENES

Quando os ingleses desembarcaram na Austrália, os aborígenes já moravam lá. Pesquisas indicam que eles são descendentes diretos dos primeiros homens que conseguiram deixar o continente africano. Os aborígenes estão no território australiano há pelo menos 40 mil anos. No início da colonização existiam quase 300 línguas e muitos dialetos, hoje apenas 20 delas não são ameaçadas de extinção. Atualmente correspondem a 1% da população do país.

2 – TERRITÓRIO

A área do território australiano é de 7.692.000 km², sendo o 6º maior país do mundo. A capital é Camberra, que foi escolhida após muitas disputas entre Sydney e Melbourne. Possui zonas de clima tropical e de clima temperado. Embora o território seja extenso, somente 24,6 milhões de pessoas vivem no país, sendo que muitos deles são imigrantes.

3 – CULINÁRIA

Durante o período de colonização, entre 1788 e 1900, a culinária sofreu forte influência britânica e irlandesa, popularizando carne de vaca, de ovelha e trigo. Após a Segunda Guerra Mundial, a Austrália deu início a um processo de migração, assim pratos populares no Sudeste Asiático e no Mediterrâneo ganharam espaço. A torta pies é uma das receitas mais conhecidas, envolvendo carne e um tipo de massa.

4 – POLÍTICA

A Austrália é considerada uma monarquia constitucional, com divisão no poder federal. No sistema parlamentarista a Rainha Elizabeth II é conhecida como Rainha da Austrália. Já o governo federal é dividido em três partes: legislativo, executivo e judiciário. A disputa pelas vagas costuma ser entre o Partido Trabalhista Australiano e a Coalizão. O segundo país do mundo a permitir o voto para as mulheres foi a Austrália.

5 – GRANDE BARREIRA DE CORAIS

A Grande Barreira de Corais conta com 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis. É situada entre as praias do nordeste australiano e Papua-Nova Guiné. A construção é a maior do mundo não feita por humanos e pode ser vista até do espaço. É considerada um dos patrimônios mundiais da humanidade. Diversas espécies de baleias e golfinhos são encontrados na Grande Barreira de Corais. O ambiente chegou a ser utilizado por aborígenes.

6 – FUTEBOL

A Seleção Australiana de Futebol era filiada pela OFC até 2005, entidade que cuida do esporte na Oceania, quando passou a fazer parte da AFC, que organiza o futebol na Ásia. A medida foi tomada visando o desenvolvimento do desporto no país. Disputaram as Copas do Mundo de 1974, 2006, 2010, 2014 e 2018. Em poucos anos jogando pela nova associação, um título foi conquistado, a Copa da Ásia de 2015. Tim Cahill é o maior ídolo do país no futebol.

7 – ANIMAL NACIONAL

Mais de 80% dos animais que vivem na Austrália só podem ser encontrados lá, e em mais nenhum lugar do planeta. O animal mais conhecido é o canguru, sendo um dos símbolos do país, também são comuns coalas, ornitorrincos e outros mais desconhecidos, como dingo, equidna e wallaby. São 378 espécies de mamíferos, 828 de pássaros, mais de 4 mil peixes, 300 lagartos, 140 cobras, dois tipos de crocodilos e mais 50 mamíferos marinhos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito