Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

5 filmes que mostram como seria o mundo sem água

O cinema já abordou de diversas formas a Terra seca, confira uma lista nesse Dia Mundial da Água
Por Redação Criciúma - SC, 22/03/2018 - 20:16
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Essencial para todos os tipos de vida, a água tem um dia especial: 22 de março. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água marca a importância desse recurso tão precioso que pode passar despercebido para quem tem esse bem à disposição, mas que pode gerar até guerras ao mínimo sinal de escassez. Cenários de excesso hídrico ou seca extrema já foram e continuam sendo bastante retratados pelo cinema para nos atentar sobre como seria o mundo "seco”. Confira cinco filmes do tipo.

1 - A qualquer preço

Baseado em um livro, esse filme mostra John Travolta, no papel de Jan Schlittman. Ele é um advogado que prioriza acordos financeiros lucrativos e não a vitória nas cortes. O cenário muda quando ele tem que representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude da contaminação da água que abastece a cidade de Woburn, Massachusetts (EUA). 

Ele é abandonado pelos sócios durante o julgamento contra duas poderosas empresas e tem que enfrentar sozinho uma causa na qual acredita. Para o especialista em direito ambiental, Marcelo Dantas, o longa retrata a importância da conservação da água e do meio ambiente em outras esferas. 

2- Vidas Secas

Lançado em 1963, o filme brasileiro mostra a realidade nua e crua da seca no sertão nordestino. O roteiro, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos e mostra com clareza a jornada de uma família de retirantes durante uma grande seca e a luta pela sobrevivência. Para Pedro Develey, diretor da Save Brasil, a obra é um ícone atemporal. 

O longa foi indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca e em 2015 entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

3 - Mother

Lançado em 2017, o filme dirigido por Darren Aronofsky é um daqueles casos em que o público ama ou odeia a obra. Cheio de simbolismos que remetem tanto à Bíblia cristã como à natureza como um todo, o longa une suspense e terror psicológico e, segundo Clovis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), permite uma percepção muito contundente de como o meio ambiente sente os efeitos das agressões crescentes contra o planeta (a casa) e contra a própria natureza. 

4 - Wall-e

Wall-e é uma animação da Disney. O filme é contextualizado no ano de 2700 e tem como cenário principal o planeta Terra, basicamente desabitado e poluído. Ele se apresenta como um grande depósito de lixo, onde o personagem principal do filme, Wall-e (Waste Allocation Load Lifters - Earth – Levantador de Carga para Alocação de Lixo – Classe 'Terra', em tradução livre), trabalha para compactar e organizar todo esse entulho, sozinho. Assim, ele e sua barata de estimação são os únicos habitantes do planeta.

5 - 007 - Quantum of Solace

No longa-metragem, o protagonista luta contra o rico empresário Dominic Greene, um membro da organização Quantum que finge ser um ambientalista que planeja armar um golpe militar na Bolívia para assumir o controle das reservas de água do país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito