Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Santa Ceia no Paço: na despedida de Acélio e Arleu, Salvaro fala de gratidão e diz que “o inferno pode ser aqui”

Saída dos secretários do governo ocorreu na última sexta-feira (12)
Por Maga Stopassoli 14/04/2024 - 19:27 Atualizado em 15/04/2024 - 08:45

A saída dos secretários municipais Acélio Casagrande (Secretaria da Saúde) e Arleu da Silveira (Secretaria Geral), foi marcada por muito mais do que a despedida de ambos de suas pastas e chegada de seus sucessores. Foi uma oportunidade impar de se observar o tamanho do distanciamento do agora ex-secretário Acélio, do governo Salvaro e, também, o quanto o atual prefeito está disposto a defender seu candidato a sucessor, Arleu da Silveira. Se até uma semana atrás, Acélio era o vice perfeito para a chapa com Arleu, agora, a coisa ficou “se ele não me quis, agora eu não quero mais”. Acélio deixou evidente seu descontentamento em ser escalado para compor com Arleu ao, sequer, se manifestar publicamente nas últimas semanas sobre a possibilidade.

Na semana passada, no último dia do prazo para troca partidária, Clésio Salvaro entrou em campo para garantir que Acélio permanecesse em seu projeto político. Ele não cedeu. Disse que seria ele próprio o candidato a prefeito pelo PSDB. Era uma forma de escapar da pressão que vinha sofrendo tanto do PSD, quanto do PL. Com isso, ganhou fôlego e tempo para decidir seu futuro político. O efeito de sua negativa às investidas do PSD, veio rápido.

Na sexta, em sua despedida, era possível sentir ainda no estacionamento do Paço Municipal, o climão da cerimônia que estava por vir. Acélio foi homenageado com um vídeo sucinto e curto que resumia sua passagem pela Secretaria da Saúde de Criciúma. Em seu discurso de adeus, disse:

"Eu tenho, sim, muita gratidão ao prefeito Salvaro, ao vice-prefeito Ricardo, por terem me dado esta oportunidade de cinco anos. Eu vou continuar sendo grato, sempre, a eles por terem me dado essa oportunidade, assim como Eduardo Moreira, Paulo Meller, Raimundo Colombo".

Depois foi a vez de Arleu ser homenageado, com direito a vídeo dos servidores municipais, ambiente onde ele ainda sofre resistência política. Na entrada do Salão Ouro Negro, na prefeitura, uma foto dele com o slogan “Acelera, Arleu”, um trocadilho com o projeto que ele coordenou até sexta-feira, batizado de “Acelera Criciúma”. Ele disse:

"A vida é feita de amigos, a vida é feita de gratidão, a vida é feita de lealdade e respeito. Por isso, prefeito Salvaro, você é um dos meus amigos, aquele amigo que está na hora ruim. Nós passamos horas ruins, nós passamos por momentos difíceis e ficamos juntos".

Clésio Salvaro buscou na religião um elo com a mensagem que queria deixar. Ele começou dizendo que passou um filme em sua cabeça de quando fez sua Primeira Eucaristia e recebeu um conselho de sua mãe de que não deveria mastigar a hóstia recebida do padre. “Se morder, é pecado, vai sair sangue da boca e tu vai pro inferno”, relembrou. “E o pai, ao lado, dizia: nunca esqueça, que uma das palavras mais sagradas do homem é a gratidão. quando a gente morde esta palavra, a gente não vai pro céu, e também não vai pro inferno. A gente vai viver o inferno aqui”, continuou.

Em seguida, o prefeito de Criciúma agradeceu os serviços prestados por Acélio Casagrande e provocou, dizendo: “Tu frequentou e espero que continue frequentando a minha casa, espero que continue indo na casa da tia Bimba tomar café e espero que viva verdadeiramente essa palavra sagrada chamada gratidão”.
Para Arleu, Salvaro jurou estar junto em todos os momentos. “Eu vou estar contigo em todos os momentos, não tenha a menor dúvida disso. Aqui tem palavra. Aqui sabe o que é gratidão. Não te abandonarei nunca, juro. Tu podes continuar indo na casa do meu pai, e na tia Bimba tomar café domingo de manhã.”

A partir desta segunda-feira, Arleu da Silveira estará de volta à câmara de vereadores, reassumindo seu mandato, que estava ocupado pelo suplente de vereador, Netto Ugioni. Já Acélio Casagrande ainda não tornou pública sua decisão sobre seu futuro político. Ele será nosso entrevistado nesta segunda-feira (15), na rádio Som Maior para falar sobre o assunto. Ele tem convite do governador Jorginho Mello para integrar a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, informação dada por Adelor Lessa em seu blog. Se ele aceitar, será mais um importante aliado do pré-candidato a prefeito Ricardo Guidi (PL), principal adversário de Arleu nas eleições deste ano. De gratidão em gratidão e de indireta em indireta, sobrou pra todo mundo, até pra tia Bimba, a famosa tia do prefeito Clésio Salvaro, que costuma receber aliados políticos do Tchatcha (como Salvaro é chamado na família), aos domingos pela manhã. Em ano de eleição, ah se o café da Bimba falasse!
 

A Santa Ceia no Paço Municipal. Sexta-feira, 12 de abril de 2024. 



 

Tags: eleicoes2024

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito