Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Saiba qual foi a gota d’água que estremeceu a relação entre MDB e Jorginho Mello

“Feitos de trouxas”, disse Eduardo Moreira, sobre tratamento ao partido

Por Maga Stopassoli 21/02/2024 - 15:19 Atualizado em 21/02/2024 - 15:25

Há pelo menos seis meses, o deputado estadual Egídio Ferrari, eleito em 2022 pelo PTB, (que agora é PRD, após a fusão entre PTB e Patriota), dava sinais públicos de que migraria para o MDB. Prova disso, foi a sua aproximação da bancada emedebista que incluiu a participação praticamente semanal dos tradicionais almoços de terça-feira. Egídio também passou a participar de reuniões da executiva do partido. Todas essas sinalizações davam como certa a sua filiação ao Manda Brasa. Mas ninguém contava que, nesse meio tempo, o governador Jorginho Mello (PL) tinha outros planos para Egídio.

O deputado é natural de Blumenau, região norte do estado e tem um trabalho reconhecido pelos serviços prestados, especialmente envolvendo a defesa dos animais. Ele é delegado da Polícia Civil e atua com afinco na condenação de quem pratica maus tratos contra animais. E os planos de Jorginho não eram modestos. Ele queria Egídio como seu candidato a prefeito de Blumenau. Uma proposta tentadora que acabou encantando o deputado ex-PTB e quase MDB. Só que a mudança de rota brusca do parlamentar, provocou reações e não foi vista com bons olhos pelos emedebistas que já contavam com ele em seu time.

Após os encaminhamentos que levaram Egídio para o 15, uma reunião acalorada dos emedebistas, nesta terça-feira (20), quase terminou na divulgação de uma nota oficial endereçada ao governador, para riscar o chão e definir quem estava ao lado de quem, politicamente falando. (Essa informação foi divulgada por Adelor Lessa, aqui). Mas a ausência do presidente da Assembleia, Mauro de Nadal, que é do MDB e integra a comitiva de Jorginho, na viagem à Dubai, freou os ânimos. Ficou decidido que é melhor esperar Mauro estar de volta para um novo posicionamento das lideranças do partido.

Mesmo assim, o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, que esteve na reunião de ontem, fez questão de soltar o verbo contra Jorginho Mello, na entrevista que concedeu hoje, à Som Maior. Ele não economizou palavras e nem disfarçou o ressentimento que o partido vem acumulando, já que se sente desprestigiado pelo governador.

Veja a seguir as declarações de Eduardo Moreira sobre o assunto

- O que foi a gota d’água para tornar pública essa insatisfação?

“Lideranças do MDB, no grupo do whats, reclamaram da agressividade com que o PL e Jorginho Mello fazem cooptação de lideranças do MDB, em todas as regiões do estado. Na reunião de terça-feira, isso aflorou de forma muito firme em função de um episódio recente que foi o deputado Egídio Ferrari que participava de reuniões, dos almoços de terça da bancada, participou da última reunião da executiva, há 15 dias, apertou a mão dos membros, inclusive do Paulo Afonso, dizendo que estava vindo pro MDB e, dias depois, a convite do governador, e esse convite não apenas pela simpatia do governador, ele (Egídio) vai pro PL. Então talvez tenha sido a gota d’água. O MDB ajuda o governador a governar, dá sustentação na Alesc e, em contrapartida, é tratado dessa forma?! Eu acho que temos que tomar uma posição. Na semana que vem nós temos uma convenção estadual, dia 26, para eleição de novo diretório e nova executiva do partido e esse assunto deve ser tratado".

- De quem é a responsabilidade por essa mudança brusca de rota do deputado Egídio, dele mesmo ou do governador?

“Dos dois. Depois que você aperta a mão, participa da reunião da executiva, diz que está no MDB, e aí o governador o convida para uma conversa privada e ele muda de opinião. É desagradável. Isso faz parte do jogo político. Só que não faz parte do jogo político nós sermos feitos de trouxas. O MDB vota na Assembleia, dá apoio pro governador".

 

O MDB vai continuar servindo de degrau pro Jorginho e pro governo dele e sendo tratado dessa forma? - Eduardo Moreira

"Saiu na imprensa que Santa Catarina tem o menor nível de desemprego do brasil, como se fosse conquista do atual governo. Santa Catarina sempre teve o menor nível de desemprego do Brasil. Sempre teve a menor criminalidade. Acho que eles estão vendendo o peixe com o apoio da Assembleia. Ninguém contesta os números, mas o MDB continuar servindo de degrau pro Jorginho e pro governo dele e sendo tratado dessa forma?! Da mesma forma como o tratamento que existe na Secretaria de Infraestrutura. Eu disse pro deputado Jerry, ontem, o Jerry, tu tens mandato, tu tens uma tribuna que é tua, conquistada nas urnas, ninguém pode te fazer de bobo. Eu quero dizer o seguinte, o MDB se não tiver um projeto, uma proposta, alguma coisa de novo, o PSd, vamos reconhecer que está trabalhando, tá ocupando um espaço que o MDB poderia ocupar".

Não é de hoje que o assunto envolvendo o MDB e o protagonismo no governo Jorginho Mello ganha destaque. A Secretaria de Infraestrutura, ocupada por Jerry Comper, tem na figura do secretário adjunto, Ricardo Grando, o nome de confiança do governador. Ao menos, é essa a impressão que dá. À época em que foi nomeador, Jerry não teve autonomia para nomear seu adjunto e foi ali que essa relação MDB x Jorginho ficou com cara de "pega aqui essa secretaria pra não dizer que não te dei nada, mas me peça mais nada viu?!". 

Agora ficamos assim, você, que lê esse texto, eu, e todos os #loucosporpolitica, ansiosos pela próxima semana para conferir o desfecho dessa novela. Se Luiz Henrique estivesse entre nós, diria: "amadores" (igual a figurinha que circula pelo whats). 

*Ah, em tempo: a forma como Egídio conduziu sua ida para o PL após meses de namoro com o MDB, realmente, poderia ter sido diferente. Mesmo que o canto da sereia fosse irresistível, depois do aperto de mão, era preciso vir a público, antes do anúncio do PL e expôr sua decisão. Ficou faltando essa página no enredo. 

 

MDB insatisfeito com o tratamento que vem recebendo de Jorginho Mello. Foto: Bruno Collaço/Agência AL, de quando as coisas ainda estavam mais serenas entre ambos. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito